sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Paraná recebeu do Ministério da Saúde metade das doses de vacina BCG para setembro, diz secretaria


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação

O Ministério da Saúde enviou ao Paraná apenas metade das doses necessárias para a vacinação mensal da BCG no estado, de acordo com a Secretaria de Saúde.
De acordo com o governo estadual, são necessárias 90 mil doses por mês, mas o ministério enviou 45 mil vacinas para setembro.
Por causa do desabastecimento, várias cidades devem reorganizar o cronograma de vacinação da BCG para evitar desperdícios.
Em agosto, segundo a secretaria, também foram recebidas menos doses do que o necessário. Foram enviadas cerca de 29 mil vacinas.
A BCG, que previne a tuberculose, deve ser aplicada em crianças recém-nascidas. 
Continua depois da publicidade
O Ministério da Saúde explica que parte das doses deixaram de ser distribuídas em todo o país por estarem ainda sob análise de qualidade.
No entanto, segundo o ministério, em agosto foram distribuídas 54% doses a mais em todo o Brasil para tentar suprir o desabastecimento nos meses anteriores.
Vacinação
Segundo o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, nos próximos dias as regionais vão organizar um dia para fazer a vacinação daquelas crianças que ficaram sem a BCG nas últimas semanas.
"Vamos abrir um dia os postos de saúde para fazer a busca ativa das crianças que não receberam a vacina", afirmou o secretário. 
De acordo com o Beto Preto, há uma mudança nos frascos distribuídos pelo Ministério da Saúde, que demanda dos postos de saúde uma logística diferente na vacinação.
"Nos últimos meses recebemos um insumo de um laboratório indiano, que o frasco tem 20 doses ao invés de 10 doses. E a vacinação precisa acontecer em até seis horas após o frasco ser aberto", disse o secretário. 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.