sexta-feira, 13 de setembro de 2019

FATO OU FAKE? Jovem com morte cerebral ressuscitou após familiares cantarem louvores?


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS Imagem: Divulgação

Recentemente, a história sobre uma jovem com morte cerebral, que teria ressuscitado após familiares cantarem louvores, viralizou nas redes sociais. Segundo o site “Bíblia Sagrada de Estudo“, a “família de uma adolescente com morte cerebral declarada pelos médicos acreditou que um milagre era possível, e se reuniu para cantar hinos no quarto onde a jovem estava internada“. Ainda segundo o site, o “resultado do gesto de fé vem sendo noticiado pelos maiores portais de comunicação dos Estados Unidos“.
Continua depois da publicidade
O nome da jovem seria Lexi Hansen, uma estudante de 18 anos de idade. Lexi tinha apenas 5% de chance de sobreviver quando deu entrada no hospital após ser atropelada enquanto andava de longboard. Com severos danos cerebrais, Lexi teria passado por testes que acusaram morte cerebral, mas os pais da jovem optaram por não desligar os aparelhos. Após vários dias, a jovem teria despertado no dia 9 de março (descrito como “último domingo”), enquanto seus familiares cantavam hinos ao seu redor. Incrível, não é mesmo?
Entretanto, será que essa história é verdadeira? Uma jovem com morte cerebral ressuscitou de forma milagrosa? Qual a verdade por trás dessa história? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Fora de contexto! A história relatada pelo site “Bíblia Sagrada de Estudo” foi tirada completamente do seu contexto original! Em primeiro lugar, esse caso é bem antigo, visto que o atropelamento da jovem chamada Lexi Hansen data de fevereiro de 2014! Em segundo lugar, Lexi não teve a morte cerebral declarada pelos médicos. Na verdade, Lexi despertou alguns dias após ter ficado em coma, um estado clínico bem diferente da morte cerebral. Além disso, o despertar de Lexi não ocorreu exatamente a partir o canto de louvores por parte de familiares.
Na parte final do texto, o site “Bíblia Sagrada de Estudo” citou duas fontes, mas não incluiu nenhum link. A primeira fonte foi um site chamado “Lifenews“. Segundo esse outro site, Lexi estava se recuperando, teria voltado a falar e daria início a um processo de fisioterapia. Já o texto do site “Bíblia Sagrada de Estudo” em si teria partido de um outro site chamado “Portal do Trono“. Encontramos essas fontes, e no decorrer do artigo vocês irão perceber o quão desastrosas eles são ou foram, visto que o artigo do site “Portal do Trono” foi apagado ao longo da linha do tempo.
Portanto, a seguir vamos contar direitinho essa história para vocês!
O Acidente Envolvendo uma Jovem Norte-Americana Chamada Lexi Hansen
No dia 24 de fevereiro de 2014, pouco antes das 18h30, Lexi Hansen, 18 anos, então estudante da Brigham Young University, estava andando de longboard próximo ao campus da sua universidade. A Brigham Young University é uma instituição de ensino particular de propriedade da “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias” (popularmente conhecida como “Igreja Mórmon” embora não seja um termo correto), que fica localizada na cidade de Provo, no estado norte-americano de Utah.
Continua depois da publicidade
Lexi, que pertence a uma família de mórmons, estava sem capacete e indo em direção a universidade para estudar.
Num determinado cruzamento, no entanto, Lexi foi atropelada por um carro. Testemunhas teriam dito a polícia, que Lexi estava usando fones de ouvido e acabou se chocando contra um carro que estava virando a esquina. Um detalhe interessante é que o motorista, chamado Karson Pasker, tinha preferência de passagem, ou seja, o erro, em princípio, teria sido cometido por Lexi.
Para completar, não teria sido constatada a influência de álcool ou drogas, naquilo que polícia denominou apenas de “infeliz acidente”.
O Blog de Amanda Hansen: A Esposa do Irmão de Lexi
Na época, Lexi Hansen foi encaminhada para o Utah Valley Hospital, também localizado na cidade de Provo. Tanner, irmão de Lexi, juntamente com sua esposa, a Amanda, foram os primeiros familiares que chegaram no hospital. Posteriormente, um por um, os demais familiares também foram até o hospital. Nesse sentido, existe um blog muito interessante, chamado “The Happy Hansens“, que é gerenciado pela esposa do irmão de Lexi. Nesse blog, Amanda conta detalhes importantes do que a equipe médica do hospital teria dito para os familiares.
Inicialmente, Amanda relatou que um assistente social chamado Travis explicou para eles, que Lexi apresentava sangramentos na parte profunda e, possivelmente, nas camadas superiores do cérebro. Ela também tinha uma fratura na vértebra C2 da coluna cervical e contusões nos pulmões. O rosto de Lexi estava muito inchado e repleto de sangue. Em seguida, um médico apareceu para dizer que a jovem tinha sofrido uma lesão por cisalhamento na região subaracnoide do cérebro, além de sangramento na região epidural ou subdural. Não havia como operá-la devido a extensão da lesão.
Uma página no Facebook chamada “Pray for Lexi” chegou a ser criada pelos familiares no dia seguinte ao acidente (27). A página recebeu inúmeras manifestações de apoio, carinho e solidariedade de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil.
A Escala de Coma de Glasgow
Após resultados de uma tomografia computadorizada, a família foi informada que Lexi, talvez, tivesse 1 ou 2% de chances de sobreviver. Amanda questionou essa porcentagem e disse que estava estudando Enfermagem, logo queria saber detalhes mais específicos sobre o estado de saúde da cunhada. Então, Amanda teria sido informada que Lexi chegou na emergência com nível 3 na chamada Escala de Coma de Glasgow (ECS) – um método para definir o estado neurológico de pacientes com uma lesão cerebral aguda analisando seu nível de consciência.
Continua depois da publicidade
A ECG foi criada em 1974 por Graham Teasdale e Bryan J. Jennett (ambos do Instituto de Ciências Neurológicas de Glasgow). Ela foi atualizada em 2018, quando foi criada uma nova escala chamada de “ECG-P”. A escala original (ECG) considera três fatores principais e determina uma pontuação de acordo com o nível de consciência apontada em cada um desses fatores (espontaneamente ou através de estímulo). São eles: abertura ocular, resposta verbal e melhor resposta motora. Confira a tabela abaixo (em português):
Após a análise desses fatores, a atualização de 2018 indicou mais um ponto a ser observado: a reatividade pupilar, que é subtraída da pontuação anterior, gerando um resultado final mais preciso. Confira a tabela e o cálculo abaixo (em inglês):
Em Nenhum Momento Foi Declarada a Morte Cerebral de Lexi
Uma pontuação de 8 ou menos na ECG configura uma definição geralmente aceita de coma ou lesão cerebral grave. A menor somatória possível de fatores, testáveis, na ECG é 3 (na ECG-P é 1). Portanto, na prática, isso significava que o estado de saúde de Lexi era extremamente grave, mas ela não estava morta! De acordo com Amanda, quando a ambulância de regaste chegou para socorrer Lexi, ela não estava respirando. Segundo ela, Lexi teve que passar por um procedimento de reanimação, a famosa RPC (reanimação cardiorrespiratória). De qualquer forma, em nenhum momento foi declarada sua morte cerebral.
É importante ressaltar também, que do dia 26 de fevereiro até o dia 2 de março, Lexi aparentemente apresentou uma ligeira melhora em seu estado de saúde. Isso porque, de acordo com a “ABC News“, num determinado momento Lexi teria aberto um dos seus olhos, mas os médicos não sabiam se ela tinha consciência do que estava fazendo. Para completar, a própria mãe de Lexi, Marcia Hansen, declarou que a sensação era que Lexi estava melhorando dia após dia.
O Domingo de Louvor da Família Hansen
Desde o início dezenas de populares foram até o hospital visitar os familiares. Muitos levaram comida, oraram e ofereceram um ombro para que os familiares pudessem chorar. Até que, cerca de quatro dias após o acidente, no dia 2 de março, um domingo, o estado de saúde de Lexi mudou completamente!
Nesse dia, num determinado momento, alguns familiares de Lexi estavam no quarto do hospital, ao lado de sua cama. Quando Amanda e Tanner entraram, Lexi começou a piscar os olhos com dificuldade. Em seguida, ela olhou diretamente para o irmão e a cunhada, os acompanhando pelo quarto. Esse momento, ao menos para Amanda, foi classificado como um verdadeiro milagre. Então, eles correram para chamar os demais familiares, que estavam numa sala de espera. Todos entraram no quarto, fecharam a porta, e começaram a cantar hinos de louvor para Lexi, assim como eles já vinham fazendo desde o dia do acidente.
Continua depois da publicidade
Enquanto cantavam, Lexi teria aberto completamente os olhos, e olhou para cada um dos familiares que estava ao seu redor. Segundo Amanda, Lexi teria estendido a mão para tentar tocar os familiares. Já de acordo com a mãe de Lexi, esse momento de louvor teria durado cerca de uma hora, período pelo qual a jovem teria permanecido com os olhos abertos. Marcia também chegou a dizer que a filha teria feito um gesto, um sinal de “Eu amo você” com uma das mãos, em direção aos familiares.
As Primeiras Palavras Escritas por Lexi Hansen
Ainda no domingo, no período da noite, de acordo com Amanda, Lexi teria escrito sua primeira palavra, “water” (água, em inglês), ao ser perguntada sobre o que ela queria. Quando o irmão perguntou seu nome, a jovem escreveu “Lexi”, demonstrando o grau de consciência que ela tinha naquele momento. Ela ainda teria tentado escrever mais algumas palavras, mas só saíram rabiscos.
A Carta do Motorista que Atropelou Lexi Hansen
Segundo Amanda, por volta das 23h de domingo, uma carta direcionada aos familiares foi deixada no hospital. O autor? O motorista que atropelou Lexi. Até então, os familiares não tinham tido nenhuma espécie de contato com ele. Karson Pasker ficou muito abalado com toda a situação. Amanda disse que não tinha como mensurar o tormento, a dor e a tristeza que ele estava passando. Na carta, Karson deixou um telefone e um email para contato.
No dia seguinte (3), a mãe de Lexi entrou em contato com ele. Ela simplesmente disse que acidentes aconteciam e que ele havia sido o catalisador para que o milagre acontecesse. Ela também disse que sentia muito por ter sido ele, mas estava muito agradecida pelo poder de Deus e por ter testemunhado o que denominou de incrível milagre. Karson disse que iria encontrar com os familiares e jantar com eles naquela noite.
Conclusão
Fora de contexto! A história relatada pelo site “Bíblia Sagrada de Estudo” foi tirada completamente do seu contexto original! Em primeiro lugar, esse caso é bem antigo, visto que o atropelamento da jovem chamada Lexi Hansen data de fevereiro de 2014! Em segundo lugar, Lexi não teve a morte cerebral declarada pelos médicos. Na verdade, Lexi despertou alguns dias após ter ficado em coma, um estado clínico bem diferente da morte cerebral. Além disso, o despertar de Lexi não ocorreu exatamente a partir do canto de louvores por parte de familiares. MATÉRIA COMPLETA AQUI.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.