sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Bolsonaro diz que Macron busca 'instrumentalizar uma questão interna' e critica 'tom sensacionalista' sobre a Amazônia


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Marcos Correa

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre as queimadas na Amazônia na noite desta quinta-feira (22). Em um post em uma rede social, ele disse que lamenta que o presidente da França, Emmanuel Macron, "busque instrumentalizar uma questão interna do Brasil" para "ganhos políticos pessoais" e criticou o "tom sensacionalista" sobre a Amazônia. Ele também disse que o francês se refere à Amazônia "apelando até p/ fotos falsas".
Mais cedo, Macron havia afirmado, também em rede social, que o fogo na Amazônia é uma "crise internacional", convocando a cúpula do G7 para discutir os incêndios. O encontro está previsto para este fim de semana, em Biarritz, no sudoeste francês. 
Continua depois da publicidade
O post do presidente francês é acompanhado da foto de um incêndio florestal Mas a imagem, na verdade, é antiga. Foi feita pelo fotógrafo americano Loren McIntyre, que morreu em 2003. Ele esteve na Amazônia em expedições desde a década de 1970, quando trabalhou para a revista "National Geographic". Nos anos 1990, McIntyre publicou um livro sobre a Amazônia. A imagem está à venda no banco de imagens Alamy.
Bolsonaro disse ainda que o "governo brasileiro segue aberto ao diálogo, com base em dados objetivos e no respeito mútuo". Segundo ele, "a sugestão do presidente francês, de que assuntos amazônicos sejam discutidos no G7 sem a participação dos países da região, evoca mentalidade colonialista descabida no século XXI". 
O G7 é formado pelos seguintes países: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.
No post, Macron chamou as queimadas na Amazônia de "crise internacional" e "emergência". "Nossa casa queima. Literalmente. A Amazônia, o pulmão de nosso planeta, que produz 20% de nosso oxigênio, arde em chamas. É uma crise internacional", escreveu. "Membros do G7, vamos nos encontrar daqui a dois dias para falar dessa urgência!

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.