sexta-feira, 26 de julho de 2019

Pensionista vai ao banco de maca em Rio das Ostras para fazer prova de vida do INSS


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: JORNAL EXTRA Imagem: Divulgação

Uma segurada do INSS, que está hospitalizada desde o dia 1º de julho, foi levada de maca a uma agência do Banco do Brasil, em Rio das Ostras, no Estado do Rio, na última terça-feira (dia 23), para fazer a prova de vida. Sem que sua filha conseguisse cadastrar uma procuração junto ao instituto na capital, a fim de poder representá-la, a pensionista Márcia Galvão de Mello, de 59 anos, foi levada ao banco de ambulância, após ter seu benefício bloqueado. O constrangimento, no entanto, poderia ter sido evitado.
— Fui ao banco, falei que minha mãe estava hospitalizada e mostrei o laudo médico. 
Continua depois da publicidade 
Não adiantou. Conversei com o diretor do Hospital Municipal de Rio das Ostras, onde ela está internada, e ele liberou a ambulância — contou a cozinheira Mônica Galvão, filha da pensionista, de 41 anos: — Quando chegamos, desci e fui falar com o funcionário do banco. Ele disse: "Lá fora não posso ir". Então, entramos com maca e tudo. Minha mãe se sentiu constrangida, com todo mundo olhando. A agência fica no Centro, ao lado de um supermercado com muito movimento.
As imagens da pensionista na maca foram gravadas por um Edivaldo Dutra, que passava pelo local. O constrangimento, no entanto, poderia ter sido evitado, pois o INSS mantém um serviço de atendimento domiciliar ou hospitalar, em caso de impossibilidade de locomoção. A filha da pensionista diz que chegou a tentar esse agendamento, sem sucesso.
Ela também alega que foi orientada a procurar a agência do INSS mantenedora do benefício da mãe, no bairro de Realengo, na capital, para cadastrar uma procuração. A partir daí, ela se tornaria representante da mãe. Mas, sem poder deixar Rio das Ostras, a solução que a filha encontrou foi transportar a pensionista de ambulância até o banco.
— O funcionário, que fica na entrada no banco, na área dos caixas eletrônicos, só olhou para a minha mãe. Quem deu os documentos e digitou a senha fui eu. Levou cerca de dez minutos. No final, ele nos deu um comprovante da prova de vida e liberou o pagamento na hora — contou Mônica.
Segundo a filha, o último benefício tinha sido sacado pela própria pensionista, em junho. Este mês, após a internação da mãe, a filha foi fazer a retirada mensal, mas o dinheiro estava bloqueado:
— Descontados os empréstimos, o dinheiro — cerca de R$ 760 — serve apenas para pagar o aluguel e conta de luz dela. Ela sempre sacou o benefício no banco e nunca comentou sobre convocação para a prova de vida. Eu também sacava o benefício dela de vez em quando, em caixas eletrônicos de estabelecimentos comerciais, e nunca vi nenhum aviso.
Márcia Galvão de Mello continua hospitalizada, sem previsão de alta, por conta de um problema nas artérias. Ela ainda deverá passar por uma cirurgia.
Continua depois da publicidade
O banco esclarece que funcionário não pode sair da agência
Sobre o caso em questão, o Banco do Brasil esclareceu que, segundo a legislação previdenciária, para realizar a prova de vida, é preciso digitar a senha cadastrada ou capturar a biometria do próprio beneficiário. Esses procedimentos devem ser executados dentro da agência. Por isso, segundo o banco, os funcionários não são autorizados a sair para atender os segurados do lado de fora.
No BB, os beneficiários que recebem o pagamento do INSS por meio de cartão são avisados sobre a necessidade de fazer a atualização cadastral por meio dos caixas eletrônicos. Isso acontece 45 dias antes do vencimento da prova de vida feita no ano anterior.
O banco ainda garante que os correntistas ainda são alertados por meio de extratos, comprovantes de pagamento, caixas eletrônicos e caixa postal privativa e segura. Por isso, é preciso estar sempre atento aos avisos emitidos.
O que é a prova de vida
A chamada prova de vida é a atualização dos dados pessoais dos segurados do INSS, com conferência de documentos e cadastramento de senha ou coleta de digital (biometria). O procedimento deve ser feito a cada 12 meses, por todos os beneficiários, sempre na rede bancária.
A ideia é evitar pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.
Os bancos comunicam os segurados sobre a necessidade de realizar o procedimento anual por meio de mensagens que aparecem nos caixas eletrônicos. Caso a pessoa receba o pagamento na boca do caixa, a informação é dada pelo atendente.
Atendimento domiciliar ou hospitalar do INSS
A Resolução 677 do INSS, de 21 de março de 2019, determina que, nos casos em que o beneficiário não possa ir à agência bancária, por motivo de doença ou problema de locomoção, a prova de vida deve ser feita por meio de um procurador ou um representante legal devidamente cadastrado no INSS. Este deverá comparecer à agência da Previdência Social com uma procuração registrada em cartório, apresentando o laudo médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário. Também é preciso apresentar os documentos de identificação do procurador ou do representante legal.
Continua depois da publicidade
Além disso, essa mesma resolução estabelece que os idosos acima de 80 anos e os segurados com dificuldades de locomoção podem agendar um atendimento pela central telefônica 135 ou pelo Meu INSS (meu.inss.gov.br), para que um servidor do instituto vá a sua casa ou a outro local, como um hospital ou uma clínica, para que seja feita a prova de vida.
Quando devo fazer a prova de vida?
Cada banco estabelece um parâmetro para convocar os segurados para a prova de vida: alguns utilizam como referência a data do aniversário do beneficiário e outros utilizam a data de aniversário do benefício.
Aonde devo ir?
Caso o segurado possa se locomover, basta ir ao banco onde recebe o benefício, com um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação e outros). Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento (coleta eletrônica da impressão digital). Não adianta comparecer a uma agência do INSS.
O que acontece com quem não realizar a prova de vida?
Após 12 meses da última prova de vida, se o segurado não atualizar seus dados, o pagamento do benefício será bloqueado. A liberação, no entanto, será automática, tão logo o segurado, o procurador ou o representante legal compareça para fazer a prova de vida. Após seis meses sem comprovação, o benefício é cessado.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.