sexta-feira, 28 de junho de 2019

ID Jovem dá direito à meia-entrada e viagens interestaduais gratuitas. Saiba como se inscrever


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PORTAL BEM PARANA Imagem: Divulgação

A Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) do Governo do Paraná é a responsável, no estado, pelo programa Identidade Jovem – ou simplesmente ID Jovem, como é popularmente conhecido. O documento, destinado a jovens de 15 a 29 anos, possibilita os benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. O benefício, aliás pode ser usufruído até mesmo por quem não é estudante.
Continua depois da publicidade
O documento foi criado pelo Estatuto da Juventude e proporciona, entre outros benefícios, meia-entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, e quaisquer outras programas da área cultural, como museus, parques naturais e outros. Prevê também a reserva de assentos duas viagens interestaduais com 100% de gratuidade, além de outros dois assentos com no mínimo 50% de gratuidade do valor da passagem de ônibus, trens e barcos, na classe convencional. O ID Jovem isenta o portador, ainda, do pagamento de inscrição em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, bem como da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O que é?
A Identidade Jovem é um documento digital criado pelo Governo, com o intuito de garantir alguns benefícios a jovens de baixa renda. O documento faz parte da Lei da Juventude e deve ser aceito como tal. Alguns benefícios garantidos pela ID:
Meia entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, e quaisquer outras áreas culturais, como museus, parques naturais, etc.
Reserva de assentos em viagens interestaduais, 2 assentos com 100% de gratuidade e 2 assentos com no mínimo 50% de gratuidade do valor da passagem, sendo válidos ônibus, trens e barcos de classe convencional.
Isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico.
Quem tem direito?
A ID jovem é destinada a jovens de baixa renda que fazem parte do Cadastro Único, e que necessitam de auxílio para ter acesso a eventos culturais, esportivos e laser. Para ter direito é preciso cumprir as regras abaixo:
Continua depois da publicidade

Ter entre 15 e 29 anos, sendo estudante ou não;
Estar inscritos no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos
Possuir renda familiar de até 2 salários mínimos (R$1874,00)
Como fazer o cadastro?
O primeiro passo para quem deseja utilizar o benefício, e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. Através do cadastro, os dados do jovem serão analisados pelo programa, e caso seja aprovado, será gerado um número de NIS que poderá ser usado pagar gerar sua ID Jovem posteriormente.
Este cadastro é feito no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de sua cidade. Este centro na maioria das vezes encontra-se na sede da prefeitura do município. Para o cadastro, é necessário levar todos os documentos pessoais dos integrantes da família, comprovante de endereço, comprovantes de renda e carteiras de trabalho dos trabalhadores.
O responsável pela família é quem deve fazer o cadastro no CRAS. Os documento necessários são:
RG
CPF
Título Eleitor
Certidão de Casamento
Comprovante de Residência
Carteiras de Trabalho CTPS
Atestados de matrícula escolar
Contratos de Aluguel
Vale lembrar que não é obrigatório ser estudante para ter direito ao benefício.
Continua depois da publicidade
Como fazer?
Para ter acesso ao ID Jovem é preciso estar com as informações atualizadas no banco de dados do governo federal – o Cadastro Único. O responsável pela família é quem deve fazer o cadastro no CRAS mais próximo de sua residência. Basta apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Título Eleitor, Certidão de Casamento, Comprovante de Residência, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. “Vale lembrar que não é obrigatório ser estudante para ter direito ao benefício”, informa o coordenador das Políticas Públicas para a Juventude da Sejuf, Luiz Guilherme Feltrin.
A identificação ID Jovem é válida por 180 dias. Ao final do período, a revalidação pode ser feita diretamente por meio do aplicativo ID Jovem 2.0 (disponível para Android e iOs) ou AQUI.
Ambas as plataformas garantem o acesso ao documento a partir da inserção dos dígitos do Número de Identificação Social (NIS). O NIS está disponível no Cartão Cidadão, no extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou na Carteira de Trabalho.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.