quarta-feira, 15 de maio de 2019

'Robin Hood do Vaticano' viola lei para devolver luz a ocupantes sem-teto de prédio estatal em Roma


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: JORNAL EXTRA Imagem: TONY GENTILE / REUTERS

Terceiro na fila de cardeais, Konrad Krajewski entrou em contradição com os posicionamentos políticos do Ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, em outras ocasiões.
Um cardeal próximo ao Papa Francisco desobeceu a lei para ajudar os moradores sem-teto que ocupam um edifício estatal abandonado em Roma. Konrad Krajewski, de 55 anos que tem 55 anos e é conhecido como "Robin Hood do Vaticano", rompeu uma barreira policial, desceu pelo bueiro e reativou os interruptores de luz do prédio. E, assim, provocou a ira do conservador ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, que acumula também o cargo de vice-premier.
Continua depois da publicidade
— O que posso dizer? Foi uma situação particularmente desesperadora. Eu repito: eu assumo toda a responsabilidade. Se uma multa chegar, eu pagarei — disse Krajewski, cujo trabalho é distribuir os fundos da igreja para a caridade, numa entrevista ao jornal Corriere Della Sera desta segunda-feira.
Desde 2013, ativistas do coletivo Spin Time Labs ocupam o edifício e oferecem abrigo a italianos que perderam suas casas e imigrantes. Pelo coletivo, também são oferecidas diversas atividades sociais no local, como estúdio de música, teatro, carpintaria e laboratório de cervejas artesanais.
Abrigo para cerca de 450 pessoas, entre elas cem crianças, o prédio está sem eletricidade desde 6 de maio. O motivo é a falta de pagamento das contas de luz, que giram em torno de 300 mil euros.
— Defender a ilegalidade nunca é um bom sinal — afirmou Salvini na segunda-feira a repórteres. — Há muitos italianos e até imigrantes legais que pagam suas contas, ainda que com dificuldade. As pessoas podem fazer o que querem, mas, como ministro do Interior, devo garantir o cumprimento da lei.
Já tendo entrado em confronto com Salvini outras vezes por questões sociais, Krajewski disse que, a partir de agora, ele mesmo pagará as contas de luz do prédio.
— Há crianças lá. A primeira coisa a perguntar é como e porque estão lá. Qual é a razão? Como é possível que as famílias se encontrem nesta situação? — questionou Krajewski ao "Corriere della Sera".

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.