quarta-feira, 29 de maio de 2019

Casos de H1N1 são confirmados em Irati - 01 óbito


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO NAJUA Imagem: Divulgação

Nesta quarta-feira, dia 29, a Secretaria de Saúde de Irati recebeu a confirmação de que uma paciente de 47 anos, que era portadora de problemas neurológicos e, pelos critérios da campanha, poderia ter recebido gratuitamente a vacina, acabou falecendo em decorrência da enfermidade. O óbito ocorreu no último dia 25 (sábado), e a dose da vacina contra influenza estava disponível já desde o dia 22 de abril.
A responsável pela Vigilância Epidemiológica de Irati, enfermeira Denise Homiak Fernandes, declara que “é muito triste chegar a esse ponto de ter que anunciar um óbito, depois de todo o trabalho desenvolvido, o que demonstra a falta de consciência da nossa população”.
Continua depois da publicidade
No total, foram nove coletas até o momento, sendo duas confirmadas para H1N1, uma confirmada para cepa B linhagem Victória, três confirmadas para vírus sincicial respiratório, dois casos não detectados e uma coleta aguardando resultado.
Dos três casos confirmados para influenza, dois pacientes são de Irati e um de Inácio Martins. A idade dos pacientes acometidos foram 20, 47 e 62 anos, sendo que os primeiros eram portadores de comorbidades e deveriam ter tomado a vacina.
Quem deve se vacinar
Além das crianças com idade de seis meses a menos de seis anos, compõem o grupo prioritário para receber a vacina contra influenza as gestantes, puérperas, pessoas com mais de 60 anos, os trabalhadores de saúde (inclui cuidador de pessoas acamadas), os professores de escolas públicas e particulares (que devem apresentar declaração fornecida pela escola), as pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais (que devem apresentar prescrição médica com o CID da doença), jovens e adolescentes sob medidas sócio educativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Os grupos devem procurar as salas de vacinação e receber a dose, visto que são pessoas que estão mais vulneráveis a sofrer as complicações da infecção por uma dessas cepas, como internamentos prolongados e óbito.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.