quarta-feira, 27 de março de 2019

Funcionária que barrou alunos da rede pública em shopping de luxo de SP é demitida


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação

A ONG Orientavida informou que demitiu a funcionária que barrou a excursão de alunos de escolas públicas do interior paulista no Shopping JK Iguatemi, no Itaim Bibi, Zona Sul da capital.
O caso ocorreu na última segunda-feira (18), quando 120 crianças, com idades entre 6 a 10 anos, de escolas da Zona Rural de Guaratinguetá tinham ido visitar a exposição sobre os 90 anos do personagem Mickey Mouse no shopping de luxo.
Segundo uma das organizadoras do passeio, a funcionária da ONG responsável pela exposição impediu inicialmente o ingresso das crianças com a alegação de que o local é “um espaço de elite”. A entrada do grupo só foi permitida após negociação. 
Continua depois da publicidade
Josely Gonçalves, professora e diretora de uma das escolas, disse que a funcionária afirmou: “aqui é um shopping elitista, é um shopping de elite”.
“Isso primeiro chocou porque nós nunca tínhamos passado por isso. Foi um choque e depois começou a doer. Dói bastante”, lamentou Josely.
Para ela, o grupo foi discriminado social e racialmente, já que parte das crianças é negra.
“Achei um absurdo”, disse Maria José Espíndola, mãe de alunos.
Os estudantes haviam ganhado a viagem para a capital como prêmio por bom comportamento e desempenho escolar. 
O que dizem os citados
Em nota, a Secretaria de Educação de Guaratinguetá informou que “repudia racismo e qualquer forma de discriminação, e continua acompanhando e apoiando educadores e alunos nas providências que julgarem necessárias”.
O shopping JK Iguatemi informou que a exposição é organizada pela equipe da ONG Orientavida e que não compactua com a atitude tomara por uma colaboradora da organização não governamental.
Segundo o shopping, a ONG foi acionada pelo estabelecimento para que reforce o treinamento com sua equipe de recepcionistas. 
Continua depois da publicidade 
Informou ainda que trabalha para que todos os clientes se sintam acolhidos e bem-vindos.
Disse ainda que o incidente de segunda foi único e que tomou todas as medidas para que não ocorra mais.
A ONG Orientavida, responsável pela exposição, classificou o fato como isolado e pontual. Afirmou que recebeu gratuitamente mais de 2 mil crianças de escolas públicas e comunidades carentes e esse foi o único incidente.
A ONG informou ainda que tomou as medidas necessárias para que o fato não se repita e que a funcionária foi desligada. 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.