quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Garoto de 12 anos constrói reator de fusão nuclear no próprio quarto


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: YAHOO Imagem: Divulgação


Aos 12 anos, enquanto alguns brincam, assistem televisão ou apenas vão para a escola, o norte-americano Jackson Oswalt se dedicou a montar um reator de fusão no quarto de sua casa, no Tennessee, EUA. O garoto, hoje com 14 anos, é a pessoa mais jovem da história a ter construído tal equipamento, segundo o jornal The Guardian.
O reator de Jackson, que teve sua construção concluída em janeiro de 2018, produz uma espécie de plasma em que os átomos são unidos com grande força, dando origem a átomos maiores e mais pesados; essa fusão libera uma grande quantidade de energia.
Além disso, a fusão também produz energia solar e pode ser utilizada para gerar energia limpa, eletricidade de fato.
Continua depois da publicidade
A máquina “caseira” exigiu 50.000 volts de eletricidade e envolveu US$ 10.000 (cerca de R$ 38 mil) de equipamento.
Segundo o portal Science Alert, os reatores amadores produzem fusão em escala muito pequena para ser perigosa ou para se transformar em bombas. Ainda assim, o site especializado Fusor.net advertiu que reações de fusão impropriamente protegidas podem ser letais.
O princípio básico das fusões é que usam ímãs para suspender isótopos de gás hidrogênio no vácuo, depois bombeiam eletricidade para superaquecer até que os átomos comecem a se fundir em hélio.
Para provar que a fusão ocorreu, Oswalt precisou mostrar que os nêutrons (que foram liberados durante o processo de fusão de deutério) foram produzidos.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.