quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Vestidos como moradores de rua, atores são expulsos da Igreja Matriz de Itajaí

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: NSC TOTAL Imagem: Mariana Feitosa

O Grupo Risco Teatro levou ao Centro de Itajaí a performance Mendigos, em que dois atores encenam pessoas em situação de rua. A intervenção urbana experimenta as “relações limite”, em que os atores se infiltram na rotina da cidade por meio da arte. Nem sempre as reações são positivas: durante a última apresentação, na sexta-feira, os atores foram retirados da escadaria da Igreja Matriz de Itajaí.
Rafael Orsi de Melo e Rodolfo Lemos sentaram-se na escadaria como parte final da intervenção. Um guarda patrimonial se aproximou, e determinou que os dois deixassem o local. No momento da intervenção, chovia em Itajaí. 
Mariana Feitosa, atriz e jornalista, acompanha à distância a performance dos colegas e fotografa as intervenções. Ela registrou o momento em que o segurança proíbe os “mendigos” de permanecerem na escada da igreja. 
Continua depois da publicidade
— Sempre ando mais longe, para que não fique evidente que é um teatro e para que tenha essa dualidade. Percebi que um casal ficou olhando a cena. Me aproximei e eles disseram “ a gente estava sentado ali ninguém nos mandou sair”.
Luzia Rebelo, secretária paroquial da Igreja Matriz, disse que a igreja não proíbe a permanência de pessoas em situação de rua, exceto se estiverem alcoolizadas. Ela afirmou que os guardas patrimoniais são da prefeitura, e que pode ter havido um mal entendido.
— Tem moradores de rua que dormem nos bancos da igreja. Nossa orientação é acolher — afirmou.
Apesar do incidente na igreja, a performance foi considerada tranquila pelos atores. A maioria das pessoas com quem conversaram pelo caminho foi gentil e ofereceu alimentos. Nem sempre é assim — eles já foram agredidos verbalmente muitas vezes em cena.
— Sempre tem pessoas que vêm dar desde alimento até roupas, que repassamos para outras pessoas que moram nas ruas. Há pessoas que se importam com o outro, momentos bonitos, gente pergunta por que estamos na rua. Mas também há pessoas que não se importam e tratam mal. Pedem para sair de perto, chamam de ‘lixo’. São coisas que as pessoas que moram nas ruas estão acostumadas a ouvir — diz Rodolfo.
A intervenção Mendigos tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Itajaí, com apoio da APM Terminals. A ação faz parte do projeto Contágio, que tem levado espetáculos e intervenções a diversos diversos bairros de Itajaí desde o mês de setembro.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.