quarta-feira, 16 de maio de 2018

Garoto de 4 anos doa medula para salvar irmãos mais novos


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: REVISTA CRESCER Imagem: Divulgação

Michael Pownall deixa de ser apenas um garoto de 4 anos de idade para se transformar no herói de sua família. O menino doará sua medula óssea para salvar a vida dos irmãos mais novos, os gêmeos Santino e Giovanni, 4 meses. Os bebês nasceram com Doença Granulomatosa Crônica (DGC), uma imunodeficiência raríssima que pode levar à morte sem o transplante de medula.
Como a doença acomete apenas 1 em 500 mil pessoas, os pais ficaram um pouco surpresos quando ambos os gêmeos manifestaram a imunodeficiência, apesar de o filho mais velho, Dominick, também ter passado por isso. Enquanto Dominick foi salvo graças a um doador voluntário de medula óssea, os gêmeos tiveram a sorte de ter seu 'match perfeito' dentro de casa, o único irmão sem DGC. 
Continua depois da publicidade
Embora a cirurgia seja assustadora até  para muitos adultos, Michael não titubeou. Em entrevista ao canal Fox 29, sua mãe, Robin, se emocionou ao contar a história. "Ele poderia ter dito, 'Mamãe, eu estou assustado' ou 'Eu não quero', mas ele está superanimado com isso e é nosso verdadeiro super-herói. Nem as enfermeiras acreditam no quão corajoso ele é. Me deixa arrepiada".
Segundo a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), a chance de encontrar alguém geneticamente compatível para o transplante é de 1 em 100 mil. Em casos de imunodeficiência, primeiro é analisada a compatibilidade entre irmãos do paciente antes de buscar um doador sem grau de parentesco. Ainda assim, sua doação faz toda a diferença!
Como ser um doador voluntário de medula
–  Se você tem entre 18 e 55 anos de idade, procure o hemocentro do seu estado e agende uma consulta de esclarecimento ou palestra sobre doação de medula óssea.
– O voluntário à doação irá assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.
– O seu sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.
– Os seus dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
– Quando houver um paciente com possível compatibilidade, você será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados.
– Para seguir com o processo de doação serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde.
– Somente após todas estas etapas concluídas o doador poderá ser considerado apto e realizar a doação.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.