quinta-feira, 19 de abril de 2018

Se enviada ao Senado, proposta ameaçará cursos de humanas da Unicentro


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: REDE SUL DE NOTICIAS Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Uma ideia legislativa proposta por meio do site e-cidadania, do Senado Federal, defende a eliminação dos cursos da área de ciências humanas, ofertados em todas as universidades públicas do país. Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a execução da proposta resultaria na extinção de quatro cursos de graduação.
Atualmente seriam afetados pela iniciativa os cursos de Filosofia, História, Geografia e Artes, da Unicentro. Com ofertas no campus de Guarapuava e também em Irati e Coronel Vivida, a instituição forma anualmente 75 profissionais nestes cursos. Referindo-se as produções científicas desenvolvidas, os cursos do setor de humanas da Instituição concluíram entre 2016 e 2017, 109 pesquisas acadêmicas.
Continua depois da publicidade
Em andamento até abril de 2018, 121 novos estudos estão em processo.
Para a Unicentro, que fundou-se em 1990, a partir da fusão de faculdades (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava – Fafig e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati – Fecl) que já possuíam cursos voltados às Ciências Humanas, a expressividade da oferta de tais graduações é notória.
De acordo com o vice-diretor do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, do campus Santa Cruz, da Unicentro, Adnilson José da Silva, os cursos de Ciências Humanas, assim como todos os demais ofertados pela instituição “são importantes para a Unicentro na medida em que são importantes para a comunidade a que ela atende e, mais do que isso, indispensáveis à própria civilização”.
Embora o vice-diretor do setor considere possível o alcance dos 20 mil apoios na votação disponível no site, Adnilson apresenta com otimismo, a força do conhecimento e do pensamento oposto à ideia.
“As vozes contrárias são desde já muito mais numerosas e esclarecidas e, se houver um pingo de senso democrático, a proposta de extinção dos cursos de ciências humanas não vai vingar. Porém, se vigorar a extinção, não tenho dúvidas de que logo em seguida será aprovada uma lei para queima de livros em praça pública”.
Manifestando-se absolutamente contrário à extinção dos cursos de ciências humanas, Adnilson reforça a inconsistência de argumentos da proposta, que desconsidera a importância do conhecimento que é antes de tudo, humano.
“Não há argumentador sério que se aventure em defender tal disparate simplesmente porque a proposta é indefensável, a menos que se confie na ilógica premissa de que tudo o que é humano tornou-se dispensável”.
A PROPOSTA 
A ideia lançada por meio do endereço eletrônico do Senado, foi apresentada por Thiago Turetti, que justifica a iniciativa enfatizando que outros cursos devem ser priorizados para investimento de verba federal. Na plataforma, qualquer cidadão que crie um cadastro no site (a partir de informações como um e-mail válido, nome completo e senha de acesso), pode enviar propostas para sugestões de alteração na legislação vigente ou criação de novas leis. No entanto, para que as ideias propostas por meio do site sigam para deliberação no Senado, é preciso que seja alcançado o montante de 20 mil apoios, na votação pública aberta no portal até 7 de junho.
Os cursos que integram a área de conhecimento de ciências humanas são Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Artes e Artes Cênicas. Na justificativa oferecida por Thiago para validar a ideia apresentada, há uma categorização de outros cursos como prioritários para o país.
Ao alegar que “não é adequado usar dinheiro público e espaço direcionado a esses cursos, o país precisa de mais médicos e cientistas”, o autor revela total desconhecimento acerca do universo da produção científica acadêmica. Além disso, Thiago enfatiza que “são cursos baratos que facilmente poderão ser realizados em universidades privadas. Os cursos de humanas poderão ser realizados presencialmente e à distância em qualquer outra instituição paga”.
Até o momento, a ideia legislativa proposta por ele soma 6.826 apoios. Thiago também já cadastrou no Portal outra iniciativa que considerava a extinção dos cursos de humanas presenciais nas faculdades federais. Em janeiro, a pesquisa atingiu a data limite com apenas 698 apoios.
Em contrapartida, uma proposta para permanência dos cursos de humanas nas universidades públicas, cadastrada por Acsa Da Costa Silva está aberta para votação pública até 14 de junho e já contabilizou mais de 52 mil apoios.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.