quinta-feira, 26 de abril de 2018

Prudentópolis tem papel fundamental para o Paraná estreitar relações com a Ucrânia


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: REDE SUL DE NOTICIAS Imagem: Orlando Kissner


Igrejas, monumentos, culinária, danças, trajes, linguajar, usos e costumes e, principalmente os traços nos rostos das pessoas que movimentam o município de Prudentópolis consolidam o município como o ucraniano da região. Dos 52.125 habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80 % tem raízes no país da Europa Oriental, e integram os 600 mil  ucranianos que vivem no Paraná. Desse universo, 60% deles moram nos municípios da Região Central do Estado, como Prudentópolis, Ivaí, Pitanga e Guarapuava. Os dados são da Sociedade Ucraniana do Brasil.
Continua depois da publicidade
De acordo com a governadora Cida Borghetti, pela importância dessa etnia no desenvolvimento do Paraná, as relações comerciais e o intercâmbio cultural e tecnológico entre o Estado e a Ucrânia vão ficar cada vez mais fortes. Ela se reuniu com o embaixador Rostyslav Tronenko, e membros da delegação ucraniana, nesta terça feira (24), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O prefeito de Prudentopólis, Adelmo Luiz Klosowski esteve no encontro.
Na reunião, Tronenko agradeceu à governadora pelo apoio à comunidade que vive no Paraná. “É um Estado que constantemente sustenta o desenvolvimento e a preservação da nossa tradição, religiosidade, fé e cultura não só em sua região central, mas também na capital Curitiba”, disse. “Visitamos o Memorial Ucraniano e ficamos maravilhados”, reforçou.
Para o secretário de Estado do Cerimonial e Relações Internacional, Ezequias Moreira, a reunião com a delegação ucraniana foi muito produtiva. “Eles, inclusive, demonstraram interesse na nossa Agência Paraná de Desenvolvimento e querem levar estudantes do Paraná para estudar no País”, disse.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.