quinta-feira, 22 de março de 2018

Osmar Dias fala sobre pré-candidatura ao governo estadual


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RÁDIO NAJUÁ Imagem: Divulgação


Senador da República por dois mandatos consecutivos, de 1º de janeiro de 1995 a 31 de dezembro de 2011, Osmar Dias (PDT) deve voltar a disputar um cargo eletivo em 2018. Já em novembro de 2016, corrigindo uma “falha” que o prejudicou nas eleições de 2006 e de 2010, ele antecipou o anúncio de sua pré-candidatura ao governo do Estado, cargo ao qual deve concorrer pela terceira vez. Nas outras duas tentativas, a candidatura foi confirmada apenas em cima do prazo final.
Continua depois da publicidade
 
De família influente na política estadual, Osmar manteve um “acordo” de nunca disputar o mesmo cargo que o irmão, o ex-governador e senador Alvaro Dias (Podemos-PR). O ex-senador, que está no PDT há 16 anos, chegou a ser convidado pelo irmão a fazer uma dobradinha fraternal: Alvaro pretende concorrer à Presidência pelo partido que ele lançou após deixar o PSDB.
Em 2006, quando concorreu ao cargo de governador pela primeira vez, foi ao segundo turno contra Roberto Requião (PMDB), que disputava a reeleição. Com 99% de urnas apuradas, liderava a preferência do eleitorado, até que o jogo virou e ele perdeu a disputa por apenas 0,196% de diferença. Requião foi reeleito com 2.668.611 votos (50,098% dos votos válidos), enquanto Osmar Dias teve 2.658.132 (49,902%), apenas 10.479 votos. Algo irrisório num universo de quase 7 milhões de eleitores.
Quatro anos depois, havia um acordo de que o PSDB de Beto Richa, então prefeito de Curitiba, apoiaria Osmar na campanha. Richa deixou Luciano Ducci no Palácio 29 de Março para concorrer ao Governo Estadual. Osmar anunciou em cima da hora que disputaria as eleições, pois não concorreria contra a chapa do irmão, que seria candidato a vice-presidente na chapa do PSDB, ao lado de José Serra. No dia 2 de julho, Alvaro anunciou que não seria mais candidato, o que abria caminho para Osmar concorrer. Por outro lado, Osmar perdeu o apoio do PMDB e Richa levou a melhor: foi eleito já no primeiro turno, com 3.039.774 votos (52,44%). Osmar Dias teve 2.645.341 votos (45,63%).
Osmar Dias foi o primeiro entre os pré-candidatos cotados à disputa pelo Palácio Iguaçu em outubro a conceder entrevista à Super Najuá FM, na segunda-feira (20). Ele respondeu a perguntas elaboradas sobre as principais demandas da região Centro-Sul no que diz respeito à esfera estadual.
Ouça aqui a entrevista.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.