segunda-feira, 19 de março de 2018

Justiça autoriza retorno de vereadores afastados à Câmara de Guarapuava


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: REDE SUL DE NOTICIAS Imagem: Rede Sul de Noticias

Após dois anos de afastamento judicial do Legislativo Municipal de Guarapuava os vereadores Celso Costa e Marcio Carneiro, ambos do PPS, estão de volta. Um mandado de segurança impetrado pela defesa para derrubar a liminar que os afastou dos cargos foi concedida pela 2ª Câmara Criminal, presidida pelo desembargador José Mauricio Pinto de Almeida. Portanto, Celso e Marcio poderão retornar às cadeiras da Câmara a qualquer momento, bastando para isso, que a presidência da Mesa Executiva seja notificada. Nesta segunda feira (19) o Tribunal de Justiça do Paraná encontra-se fechado pela morte do desembargador Carlos Eduardo Espínola. O TJ decretou luto oficial de três dias.
Reeleitos mesmo numa campanha onde respondiam a cinco ações civis públicas ajuizadas pela 7ª Promotoria de Justiça de Guarapuava na Operação Fantasma II com contratações de assessores lotados no gabinete da presidência da Câmara, mas que prestavam serviços aos vereadores.
Continua depois da publicidade
Eles também protagonizaram outro caso, que envolveu, além dos vereadores, 15 pessoas. Segundo o Grupo de Atuação Especial  e Combate ao Crime Organizado (Gaeco)  pacientes  “furavam” a lista de espera para consultas e procedimentos médicos do Sistema Único de Saúde, realizados por intermédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava, Pinhão e Turvo (Cisgap) por influência política. Entre os réus, estão também a ex-diretora do Cisgap, Marcia Andrea de Brito, o ex-presidente da Câmara Municipal, Edony Kluber, seis assessores parlamentares e pacientes beneficiados.Investigação realizada pelo Gaeco  no âmbito da Operação Fantasma II  constatou que a prática era rotineira a ponto de descontinuar os atendimentos no Cisgap nos anos analisados (2014 e 2015), o que gerou prejuízos a cidadãos que buscaram atendimento médico no período, mas foram atendidos com atraso ou sequer conseguiram atendimento. O valor da ação ultrapassou R$ 890 mil. Porém, no caso da contratação dos assessores já houve absolvição na área cível. “Ainda temos audiências na área criminal”, disse Celso Costa à RSN.
Os dois vereadores agora estão aptos a voltar a legislar, já que nesse período eles não participavam das sessões e não tinham direito a voto. “Vamos retornar ao nosso mandato, de fato, com a cabeça erguida”, disse Marcio Carneiro.
Segundo os vereadores, a situação desencadeou problemas psicológicos, com a prescrição de medicamentos controlados. “O pior de tudo foi o envolvimento das nossas famílias. Temos pais idosos, crianças, esposa, que sofreram as consequências de tudo isso, desde a entrada de policiais nas casas até a repercussão de tudo isso. Foi muito sofrimento”, desabafaram.
Mas a pior parte nesse processo, de acordo com Marcio e Celso, foi o fato de entrarem à reeleição sendo investigados por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara – derrubada liminarmente, depois – e explicar aos eleitores. Apesar de tudo isso, Celso foi o quinto vereador com mais votos, com 1.716; e Marcio ficou na sexta colocação obtendo 1.599 votos.
O que chama a atenção em todo esse processo também é coincidência de datas. Os dois foram afastados das funções legislativas no dia 15 de março de 2016. Dois anos depois, no dia 15 de março de 2018, saiu a decisão que permitirá o retorno de ambos à Câmara.
“Sempre confiamos e continuamos confiando na justiça”, afirmaram.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.