segunda-feira, 19 de março de 2018

Ainda duvida que a Terra é redonda? Veja como os gregos provaram isso há 2 mil anos


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BBC BRASIL Imagem: Divulgação


O rapper Americano B.o.B recentemente recorreu ao Twitter em uma missão para convencer seus seguidores de que a Terra é plana.
Ele tuitou uma fotografia explicando que a distância entre o objeto em primeiro plano e o horizonte ao fundo era de quase 26 km, e pergunta: “Cadê a curva? Alguém pode explicar, por favor?”.
Milhares de pessoas retuitaram o comentário, outras tentaram argumentar com ele – inclusive o astrofísico e apresentador de TV Neil deGrasse Tyson. Mas B.o.B não se convenceu.
Como, então, podemos afirmar com tanta certeza que a Terra é redonda? Comecemos com algumas fotos.
Na primeira foto desta reportagem, é possível ver a Terra a uma distância de 1,6 milhão de quilômetros. A imagem foi composta por uma série de fotos tiradas por uma câmera da Nasa instalada no satélite Deep Space Climate Observatory.
Continua depois da publicidade
Acima está um retrato da Terra vista a partir da Lua. A Lua, como todos nós podemos ver no céu, também é redonda. Mas nada disso parece arrebatar B.o.B, porque ele também acredita que as fotos feitas pela Nasa são forjadas.
Filosofia e matemática
Independentemente do que ele ou outros acreditem ser a verdade, há um fato interessante a levar em conta: o Homem já sabia que a Terra era redonda antes mesmo de dominar as viagens espaciais.
Há mais de 2 mil anos, o filósofo grego Aristóteles já tinha entendido tudo. Em seu livro Sobre o Céu, ele escreveu: “Novamente, nossas observações das estrelas tornam evidente que não só a Terra é circular, como também se trata de um círculo não muito grande. Uma pequena mudança de posição para o sul ou para o norte provoca uma alteração nítida no horizonte”.
Em outras palavras, as diferentes constelações que vemos no céu dependem de onde estamos. O firmamento observado no Hemisfério Norte não é o mesmo no Hemisfério Sul. Se a Terra fosse plana, veríamos sempre as mesmas estrelas de qualquer ponto e a qualquer momento.
Outro grande pensador e matemático grego, Eratóstenes, foi além e conseguiu medir a circunferência da Terra. Ele descobriu que ao meio-dia, em uma certa cidade do Egito, o Sol estava sempre acima da sua cabeça. Mas em outra localidade, o Sol não subia tanto naquela exata hora do dia.
Eratóstenes conhecia a distância entre as duas cidades, mediu a altitude do Sol em cada uma ao meio-dia, e aplicou um pouco de trigonometria. Seu método pode ter sido um tanto rudimentar, mas ele certamente estava na pista certa.
Desde então, o fato de a Terra ser redonda se tornou o senso comum, pelo menos entre as pessoas mais poderosas e ilustradas.
Mais recentemente, muitos exploradores conseguiram completar a volta ao mundo. O português Fernão de Magalhães circunavegou a Terra entre 1519 e 1522, algo que teria sido muito mais difícil de fazer caso o planeta tivesse uma borda.
No entanto, mesmo antes do feito de Magalhães, navegadores mais atentos já tinham percebido que a Terra era redonda, ao observarem que, ao apontar rumo a um objeto alto, como uma montanha, o topo aparece sobre o horizonte antes de todo o resto.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.