domingo, 10 de dezembro de 2017

Desempregada usa galhos em fogão a lenha improvisado



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: FOLHA DE S PAULO Imagem: Folha de S Paulo



Nas casas do consumidor mais pobre, a lenha foi a saída para uma política de preços que provocou seis ajustes seguidos no gás de cozinha.
Moradores de Parelheiros, na periferia do extremo sul de São Paulo, improvisaram fogões a lenha no fundo de suas casas quando o botijão de R$ 72 secou.
Germínia Pereira de Moraes, 54, busca galhos velhos no quintal da casa que ela mesma construiu no terreno invadido em uma área de mananciais com vista para a mata atlântica.
A desempregada precisa se agachar para preparar o jantar de dez pessoas que vivem em sua casa. O fogão são dois blocos de cimento emparelhados e cobertos por um pedaço de gradil que serve de apoio para as panelas.
Antes de buscar na cozinha o pouco arroz que guarda em armários vazios, Moraes usa folhas papel rasgadas para acelerar a combustão.
Seus vizinhos preferem alimentar o fogo com pedaços de plástico enquanto a lenha não começa a queimar. Quando a Folha chegou ao local, no fim da tarde de quarta-feira (7), perto da hora do jantar, era possível sentir o cheiro químico do polímero queimado, contrastando com a umidade do ar refrescado pela mata nativa.
"Aqui é assim. Se chove, tem que tampar as panelas", diz a moradora, que há cerca de um mês perdeu o marido pedreiro e vive da ajuda de vizinhos e parentes.
Até a semana passada, Sidney dos Santos, 22, usava uma estrutura parecida para preparar arroz, feijão e "alguma mistura", que podia ser salsicha ou frango "se estiver em promoção".
Graças a três amigos que fizeram uma vaquinha para trocar seu botijão, Santos não precisa mais usar seu arremedo de fogão a lenha para cozinhar a refeição dos dois filhos pelo próximo mês.
O ex-garçom, desempregado desde o primeiro semestre, acaba de conseguir um bico como ajudante de pedreiro, o que lhe rende R$ 34 por dia. "Agora está dando para pagar as contas, mas ainda fica pesado comprar o gás porque tem que pagar a água e comprar um danone para as crianças de vez em quando", diz Santos.
Caso semelhante ocorre no barraco de madeira onde Karen Daiane Faria, 29, mora com o marido e três crianças.
Quando sai em busca de ferro-velho, o marido recolhe pedaços de madeira que sobram nas obras para usar como combustível no preparo das refeições.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.