sábado, 9 de dezembro de 2017

'Acreditar em Deus e ter forças para vencer', ensina menino com mesma síndrome retratada em 'Extraordinário'



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RPC Imagem: Rpc


Com oito anos e uma síndrome rara, Gabriel Amadeu Strinta dos Santos Elias, é um exemplo de superação e de inspiração. O menino, portador de Treacher Collins, uma doença genética que atinge um em cada 50 mil bebês em todo o mundo, já passou por 21 cirurgias, a primeira quando ele ainda tinha poucas semanas de vida.
A síndrome compromete a formação dos ossos da face. A preocupação, no entanto, vai muito além da estética já que a criança pode ter dificuldade para respirar, se alimentar, ouvir e falar.
Por isso, o acompanhamento de diversos profissionais é muito importante para o desenvolvimento. E, é assim que Gabriel tem conseguido superar as dificuldades.
Outro fator importante, ensina, é “acreditar em Deus e ter forças para conseguir vencer as batalhas da vida”. 
Cheio de energia, ele nada, corre, vê televisão e brinca como qualquer criança. Ele também gosta de ler. O livro escolhido agora é “Extraordinário”, de J. R. Palacio. A história que virou filme e estreou esta semana no Brasil tem como personagem principal um menino que enfrenta a mesma síndrome de Gabriel.
“Com o filme, muitas pessoas vão deixar de se sentir excluídas. O Gabriel não se sente excluído, É preciso respeitar e amar”, observa a mãe, Andréia dos Santos Elias. 
Desafios
Ela lembra que as dificuldades começaram a aparecer logo que ele nasceu. A gravidez, resultado de um fertilização in vitro, foi bastante esperada por toda a família. O pré-natal foi tranquilo e Gabriel e a irmã gêmea Marina, que não tem a doença, nasceram prematuros, de 32 semanas, pesando 1,6 kg cada um. Os dois precisaram ficar na UTI.
“A Marina foi se desenvolvendo, e o Gabriel não conseguia. A gente não entendia por quê. A Marina teve alta e o Gabriel continuou. Viram que ele tinha a fissura no palato [céu da boca] e aí nós começamos a buscar informações.
O menino foi transferido para o hospital da Universidade de São Paulo (USP), em Bauru (SP), onde foi diagnosticado com a síndrome.
“Com 40 dias ele fez a traqueostomia. Precisou usar sonda. Com seis meses precisou colocar a gastro porque tinha dificuldade de deglutição”, explica a mãe.
Só com sete meses, ele teve alta para receber os cuidados em casa.
Desde então, a irmã gêmea teve um papel muito importante no desenvolvimento do irmão.
“Ele falava, mas a minha mãe não entendia. Eu entendia e falava para a mãe o que ele falava”, conta.
Atualmente, o tratamento com fonoaudiólogo e fisioterapeuta é semanal e a cada quatro meses a família viaja para Bauru para consultar com outros especialistas. Para a família, é quase como um passeio e o momento de reencontrar os amigos. 
Para a mãe de Gabriel, a família e os amigos vêm tendo um papel muito importante na recuperação dele. “Eu não posso dizer que essa é uma vitória minha. É de todos”, comemora.  
Assista aqui a reportagem.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.