sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Temer troca comando da Policia Federal



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação


O presidente Michel Temer decidiu nomear o delegado Fernando Segóvia para diretor-geral da Polícia Federal no lugar de Leandro Daiello (leia nota ao final desta reportagem).
Nesta quarta-feira (8), o presidente, Segóvia e o ministro da Justiça, Torquato Jardim (ao qual a PF é subordinada), se reuniram no Palácio do Planalto.
A Polícia Federal informou no início da noite que a posse será no próximo dia 20. Segundo a PF, até essa data haverá um período de transição administrativa entre Segóvia e Daiello, que se encontraram no final da tarde desta quarta no gabinete do diretor-geral (foto acima).
Fernando Segóvia tem 22 anos de carreira na Polícia Federal e pertenceu a um grupamento de elite da corporação, o Comando de Operações Táticas (COT). Foi superintendente da PF no Maranhão, adido policial na África do Sul e coordenador, pela PF, da Campanha do Desarmamento.
Em entrevista à jornalista Natuza Nery, comentarista da GloboNews, Segóvia afirmou que dará "continuidade ao belíssimo trabalho de Leandro Daiello à frente da Polícia Federal". Ele também prometeu "ampliar" as atividades da Operação Lava Jato e disse que quer ampliar a parceria com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.
Leandro Daiello está no cargo desde 2011, quando assumiu o posto a convite do então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, no governo Dilma Rousseff. Depois de Cardozo, passaram pelo Ministério da Justiça Eugênio Aragão, Alexandre de Moraes e Osmar Serraglio, além do atual, Torquato Jardim – todos mantiveram Daiello no posto.
Daiello é o segundo diretor-geral que mais tempo permaneceu no cargo (seis anos e dez meses, entre 2011 e 2017) – só ficou menos que Moacyr Coelho (11 anos, entre 1974 e 1985). Ele esteve à frente da PF durante a Operação Lava Jato.
De acordo com a colunista do G1 Andréia Sadi, o ex-presidente da República José Sarney fez lobby junto a Temer pelo nome de Segóvia. 
Segundo a colunista, Sarney conversou com o presidente sobre o assunto no final de semana do dia 17 de setembro, quando foi recebido no Palácio do Jaburu.
Idas e vindas
Em junho, menos de um mês após assumir o Ministério da Justiça, Torquato Jardim se envolveu em em polêmica após não bancar a permanência de Daiello no comando da PF.
Em 24 de junho, após afirmar ao Blog da Andréia Sadi que Daiello permaneceria no cargo, o ministro convocou uma entrevista coletiva em Brasília na qual anunciaria a permanência do então diretor-geral.
Na entrevista, porém, o ministro não fez nenhuma afirmação assegurando que o delegado permaneceria no cargo. Jardim não respondeu a perguntas e se levantou após um breve pronunciamento.
Horas depois, a assessoria do Ministério da Justiça divulgou uma nota confirmando a permanência de Daiello. 
Nota oficial
Leia abaixo nota oficial do Ministério da Justiça sobre a nomeação de Segóvia.
NOTA OFICIAL
O Ministério da Justiça comunica que o senhor Presidente da República escolheu nomear o Delegado Fernando Segóvia como novo diretor-geral do Departamento de Polícia Federal.
Nesta mesma oportunidade, o ministro da Justiça expressa ao Delegado Leandro Daiello seu agradecimento pessoal e institucional pela competente e admirável administração da Polícia Federal nos últimos seis anos e dez meses.
O Delegado Fernando Segóvia é advogado formado pela Universidade de Brasília, com experiência de 22 anos na carreira. Foi superintendente regional da PF no Maranhão e adido policial na República da África do Sul, tendo exercido parcela importante de sua carreira em diferentes funções de inteligência nas fronteiras do Brasil. 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.