domingo, 26 de novembro de 2017

PRF fecha BR-277 e ciclista curitibano bate recorde mundial de velocidade



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BANDA B Imagem: Divulgação e Banda B


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) bloqueou a BR-277, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, por cerca de dez minutos na manhã deste domingo (27) para a realização de uma prova recordista mundial. O ciclista Evandro Portela é o profissional mais rápido em cima de duas rodas e atingiu a velocidade de 202 km/h, ainda de maneira informal. O desafio, no vácuo de um carro em alta velocidade, teve apoio também da concessionária Ecovia, Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR), e Prefeitura de São José dos Pinhais.
As equipes iniciaram os trabalhos de bloqueio no início da manhã e a interdição efetiva iniciou no quilômetro 63 e terminou no 74. A concentração foi próxima a avenida Renault e reuniu diversos curiosos. A PRF afirmou que a equipe de batedores realizou acompanhamento e escolta por aproximadamente dez minutos, das 7h30 até as 7h40. Um helicóptero da PRF acompanhou o trajeto, com voo alto para que a proximidade da aeronave não prejudicasse o desempenho do atleta.
Para a Banda B, o ciclista de 40 anos, que há 20 participa de eventos profissionais, começou o preparo para o recorde há três anos e meio. “Esse sonho é desde de criança, veio, cresceu, fizemos um projeto há quatro, conseguimos chegar a essa velocidade. O recorde mundial é meu, com força humana, saímos parado e atingimos a velocidade de 202 km/h em 13 quilômetros”, revelou.
O ciclista disse à Banda B que o recorde foi batido mesmo com ventos a 25 km/h contra ele. “O batimento cardíaco estava elevado, pensei em desistir, mas como a gente fez uma manobra muito grande, com apoiadores e tudo mais, tínhamos que ir até o final”, contou.
O atleta possui no currículo 16 anos (1990 – 2006) de carreira profissional, com cinco temporadas no Circuito Europeu e 10 anos entre os 10 tops ciclistas das Américas. Entre importantes competições mundiais estão participações na Vuelta Espanha e Volta a Portugal. Entre as conquistas: Campeão  do Tour Del Leste da França, em 1997; 3º colocado geral da Vuelta a Madri 1997, 5 vezes campeão geral na Volta de Santa Catarina, passando pela a temida serra do rio do rastro, Campeão Brasileiro de Pista 4×4000, entre outros.
Desafio
Portela iniciou pedalando e ganhando velocidade sozinho, até que um carro adaptado ultrapassou a velocidade de 50 km/h. Nesse momento, o ciclista entra no vácuo atrás do carro e, desta forma, ganharam velocidade até chegar a 202 km/h. O carro usado foi um Subaru WRX 4X4 350 CV turbo, pilotado por um motorista com experiência, justamento porque qualquer movimento brusco ia desestabilizar o profissional. “É estruturado com uma carenagem de acrílico  para que eu entre no vácuo e quebrando a barreira do vento”, explica o atleta.
O equipamento de Evandro também foi especialmente preparado para a ocasião. Todos os rolamentos da bicicleta são de cerâmica, que não têm atrito e suportam velocidades maiores. A roda da frente é de alumínio, mais pesada e, portanto, mais estável do que uma de carbono. Os raios da roda traseira são achatados e oferecem pouca resistência com o ar. A roupa foi desenvolvida para cortar o vento, pela Mauro Ribeiro Sports. Os pneus utilizados são o Grand Prix 4-Season, da Continental, com alta tecnologia em segurança, podendo passar por cima de cacos de vidro e de pedras que não furam.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.