quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Após depoimento de Palocci, Lula volta a encarar Moro



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: CARTA CAPITAL Imagem: Divulgação


O depoimento ocorre uma semana após Antonio Palocci implicar o ex-presidente. Segundo o ex-ministro, as denúncias contra Lula no caso "são verdadeiras". De acordo com o Ministério Público Federal, a Odebrecht pagou 12,4 milhões pelo terreno com recursos indevidos. A obra não foi executada. Conforme a acusação, Lula teria recebido como vantagem indevida um apartamento vizinho ao que mora.
Além de Lula, está previsto para esta quarta 13 o interrogatório de Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci. Os três são réus no processo, que também inclui Marcelo Odebrecht, herdeiro do grupo empresarial, Paulo Melo, ex-diretor da empreiteira, Glaucos da Costamarques, dono do apartamento vizinho ao de Lula em São Bernardo, e Roberto Teixeira, advogado e amigo do petista.
O depoimento desta quarta-feira 13 tem início previsto para as 14h na sala de audiências 2 da Justiça Federal do Paraná. Os vídeos do encontro entre Lula e Moro devem estar disponíveis ao público à noite. A expectativa é de que cerca de 2,5 mil cidadãos e 40 ônibus desloquem-se para a capital paranaense.
Às vésperas do primeiro depoimento de Lula a Moro, realizado em maio, a concentração foi maior, com uma caravana de 200 ônibus. Lula deve chegar a Curitiba de carro. No depoimento anterior, foi de avião à capital paranaense.
Assim como no primeiro depoimento, a audiência será registrada em duas câmeras, uma focada em Lula, a outra posicionada na lateral da sala, que registrará o juiz e o ex-presidente em um mesmo quadro.
No depoimento, Lula deve ser questionado por Moro a respeito das acusações feitas por Palocci contra o ex-presidente. O ex-ministro, atualmente preso em Curitiba, afirmou na quarta-feira 6 que o terreno em São Bernardo seria parte de um suposto "pacote de propinas" da Odebrecht destinado ao ex-mandatário petista. Na ocasião, o ex-ministro afirmou que Lula fez um "pacto de sangue" com Emílio Odebrecht. Segundo a narrativa, o empreiteiro reservou 300 milhões de reais ao ex-presidente para "atividades políticas".
A Moro, Palocci narrou que, após a eleição de Dilma Rousseff, Emílio Odebrecht procurou Lula, pois o empresário dizia estar "em pânico" com a eleição da sucessora do ex-presidente. Ainda segundo o ex-ministro, a apreensão se devia a rusgas entre a empreiteira e a petista, quando esta era chefe da Casa Civil. Em episódio citado por Palocci, Dilma atuou para a Odebrecht não comandar o conjunto de obras das usinas de Santo Antonio e Jirau.
Palocci menciona duas supostas reuniões entre Lula e Emílio Odebrecht nas quais teria sido acertado o "pacote de propinas", mas afirma que não estava presente em ambas. Na primeira, Emílio teria oferecido o terreno para o instituto Lula, o sítio para uso da família do ex-presidente e uma reserva de 300 milhões para o petista. No segundo encontro, narra Palocci, Emílio encontrou-se com Lula e Dilma. O ex-presidente teria pedido a sua sucessora que "preservasse" a relação do governo com a Odebrecht.
Palocci alegou ainda ter aconselhado o ex-presidente a receber o terreno onde seria sediado o Instituto Lula como doação formal, ou ‘revestida de formalidade’.
A defesa de Lula afirmou que Palocci mudou sua versão "em busca da delação". "O depoimento de Palocci é contraditório com outros depoimentos de testemunhas, réus, delatores da Odebrecht e com as provas apresentadas. Preso e sob pressão, Palocci negocia com o MP acordo de delação que exige que se justifiquem acusações falsas e sem provas contra Lula", afirma Cristiano Zanin Martins, advogado do ex-presidente.
Em nota, o Instituto Lula comparou a postura de Palocci com a de Léo Pinheiro, que também mudou sua versão no caso tríplex ao incriminar o petista. Segundo o instituto, "não há nada no processo ou no depoimento de Palocci" a indicar que o terreno foi comprado com recursos desviados da Petrobras, motivo aludido para o caso estar sendo julgado por Moro.
A nota lembra ainda que Glauco da Costa Marques afirmou em seu depoimento ser o proprietário do imóvel vizinho ao da residência do ex-presidente e ter contrato de aluguel com a família de Lula. O réu diz estar recebendo o aluguel.
Por problemas de saúde, Roberto Teixeira, advogado de Lula em processos da Lava Jato, terá seu depoimento colhido em 20 de setembro.
Será a primeira vez que Lula e Moro estarão frente a frente desde a condenação do petista por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, relativas ao caso do tríplex no Guarujá. Em julho, Lula foi condenado por supostamente se beneficiar de recursos desviados para a compra e a reforma do imóvel.
A pena imposta por Moro foi de seis anos de reclusão por corrupção passiva e três anos e meio por lavagem de dinheiro. O petista foi absolvido, porém, da acusação de ter se beneficiado irregularmente do transporte e armazenamento de seu acervo presidencial. Neste momento, Lula recorre da decisão no Tribunal Regional Federal da 4ª região.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.