terça-feira, 11 de julho de 2017

O Vaticano deixou claro: hóstia sem glúten não é hóstia!



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: JORNAL HOJE Imagem: Divulgação


O Vaticano definiu alguns critérios para a hóstia e o vinho usados nas missas. A pedido do Papa Francisco, uma carta foi dirigida a todos os bispos para relembrar as regras do que vale e o que não vale na Eucaristia.
O Vaticano deixou claro: hóstia sem glúten não é hóstia! É o que determina a circular da congregação para o culto divino e a disciplina dos sacramentos.
A hóstia precisa ser feita de trigo, de preferência puro, com o mínimo de acréscimo de outros ingredientes, como cereais e levedura. E trigo tem glúten, uma proteína que causa intolerância em algumas pessoas.
Nos Estados Unidos, desde que essa diretriz foi publicada pela primeira vez, em 2003, a orientação é que as pessoas que têm alergia ao glúten tomem apenas o vinho consagrado.
Os Estados Unidos são o país com a quarta maior população católica do mundo, são 77 milhões de féis, atrás apenas do Brasil, do México e das Filipinas.
A circular do Vaticano diz que a hóstia feita de trigo geneticamente modificado ou com baixo teor de glúten é válida, mas o uso de frutas, açúcar e mel é considerado um abuso grave.
Pela tradição católica, o pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Cristo durante a missa, mas apenas se forem produzidos de acordo com as regras eclesiásticas.
As orientações também valem para o vinho, que precisa ser feito do "fruto da vida puro, sem corrupções", diz o documento.
O Vaticano publicou a nova orientação depois que a venda da hóstia se tornou comum em supermercados e até pela internet. É fácil encontrar hóstia sem glúten vendida pela internet.
A igreja percebeu que a produção tinha saído do controle e decidiu publicar essa nova orientação para os os fiéis separarem, literalmente, o joio do trigo.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.