segunda-feira, 12 de junho de 2017

As cédulas de dinheiro mais curiosas



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: UOL Imagem: Divulgação

A nova nota de 50 euros chega ao mercado ainda mais segura contra falsificações. Mas ela é menos espetacular do que determinados exemplares, como uma cédula pouco maior que um selo postal, ou outra com 14 zeros.Na terça-feira (4), foi lançada a nova nota de 50 euros. A cédula conta com novos mecanismos para dificultar falsificações, mas tem características que chamam menos atenção que determinados exemplos curiosos encontrados mundo afora.
Até agora, a menor cédula do planeta vem da Romênia. O banco central romeno emitiu a nota de 10 bani como medida de urgência em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial. Devido à escassez de matérias-primas para moedas, a solução foi fazer cédulas mesmo para valores pequenos. Com um tamanho de 27,5 x 38 milímetros, a nota verde-castanha era pouco maior do que um selo postal.
Já a maior de todas, pouco apropriada para as carteiras convencionais, era a de 100 mil pesos filipinos, cujas dimensões ultrapassam a de uma folha de papel A4, cujas dimensões são 21 x 29,7 centímetros. Lançada em 1998, para marcar o 100º aniversário da declaração de independência das Filipinas. Ela tem hoje grande valor para colecionadores.
Confira aqui mais detalhes.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.