quarta-feira, 31 de maio de 2017

Produtor colhe 500 pinhas em uma única Araucária



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PATO BRANCO. COM Imagem: Divulgação

O recorde na produção de pinhão em apenas uma Araucária é um dos destaques no município catarinense de Matos Costa, que tem como prefeito o palmense, Raul Ribas. Mais de 500 pinhas foram colhidas nesta quinta-feira (27) pelo agricultor, Sérgio Jaskiu, 60, na comunidade de Rio Preto. O fato foi testemunhado pela imprensa local e pelo secretário de agricultura do município da região do Contestado.
Conforme contou a rádio Destaque Regional, o agricultor subiu no pinheiro às 09h40min da manhã e desceu somente às 13h00. Além das 500 pinhas inteiras foram contadas outras 40 debulhadas. "Nunca acreditaram em mim, achando que eu estava inventando histórias, a prova esta ai, mas de 500 pinhas de um único pinheiro", afirmou o agricultor.
O prefeito parabenizou o agricultor e destacou que isto prova que o município tem potencial. "Um pinheiro produzir 500 pinhas, isto é sensacional", comemou Ribas.
Entusiasmado, Jaskiu, que motivou outros produtores para para o replantio das araucárias. Disse que cuidou bem do frondoso pinheiro, usou adubos naturais, muita atenção, alcançando excelente produtividade.
Em 2015, o produtor Vânio Czerniak, de Caçador, na mesma região de Matos Costa, colheu 674 pinhas, com pinhões saudáveis, de uma única arvore. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o normal é que uma araucária produza de 30 a 60 pinhas.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.