sábado, 8 de abril de 2017

Viu no WhatsApp uma promoção de ovo de páscoa grátis? Cuidado, é golpe



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: UOL Imagem: Divulgação

Uma falsa promoção envolvendo supostos ovos de páscoa grátis já fez mais de 300 mil vítimas no Brasil em menos de 24 horas, de acordo com a companhia de segurança mobile PSafe. Espalhada por aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, a campanha falsa usa a loja Kopenhagen para pegar internautas mais desavisados.O golpe desta semana é semelhante a um recente que prometia um cupom no valor de R$ 500 nas lojas O Boticário. Dessa vez, contudo, o usuário é indicado a responder questionamentos em um site e, na sequência, supostamente receber o voucher para o ovo de páscoa gratuito da loja.
As perguntas feitas pelos hackers, para tornarem o golpe mais real, são relacionadas à marca, como "você fez compras na Kopenhagen no ano passado?". Após a resposta, a vítima deve enviar a promoção para dez amigos ou para um grupo do WhatsApp, a fim de que consiga o cupom do ovo de páscoa do tipo Língua de Gato.
Se o usuário percebeu a enganação até esse momento, não há problema. Contudo, depois dessa etapa os hackers encaminham as pessoas a sites maliciosos, que podem causar prejuízos financeiros ao usuário, ou recomendam baixar apps falsos que infectam o celular da vítima.
"Essa falsa campanha apresentou uma rápida curva de crescimento na quantidade de acessos nas últimas 24 horas, o que nos leva a crer que os cibercriminosos estão fazendo sua divulgação por meio de propagandas incentivadas em outras plataformas além do aplicativo de mensagens instantâneas", explicou Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.
Golpes desse tipo não param de crescer e fazer vítimas no Brasil. Além de ter serviços de prevenção a golpes, é sempre de bom tom suspeitar de promoções como a do ovo de páscoa grátis – afinal, quase nada vem de graça nessa vida, né? Em caso de dúvidas, é melhor ligar para uma loja antes para conferir se o que é compartilhado é real.




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.