quinta-feira, 13 de abril de 2017

Um asteroide absurdamente grande está prestes a se aproximar da Terra



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: GIZMODO Imagem: Divulgação

Ao longo dos anos, os asteroides têm tido uma péssima reputação, provavelmente por causa daquele péssimo filme do Michael Bay ou o interminável fluxo de artigos hiperbólicos que escrevem sobre eles. Mas, na verdade, os asteroides são apenas grandes pedaços de pedra vagando pelo espaço que não estão ativamente tentando acabar com a raça humana. Ainda neste mês, um desses asteroides não apocalípticos estará próximo da Terra o bastante para podermos observá-lo. Apesar do fato de que ele não irá causar dano nenhum a nós, ele é um pedaço imenso de lixo espacial.
Em 19 de abril, um asteroide conhecido como 2014 JO25 vai passar próximo ao nosso pequeno globo azulado a uma distância confortável. Estará a aproximadamente 1,8 milhão de quilômetros de distância de nós em sua trajetória mais próxima. O que é realmente impressionante nesse imenso objeto é que, de acordo com a NASA, o asteroide tem aproximadamente 650 metros de comprimento. O que é aproximadamente o mesmo tamanho do toboágua mais comprido do mundo, ou, tipo, um bilhão de burritos (esse último é uma estimativa).
“Apesar de não haver possibilidade de esse asteroide colidir com o nosso planeta, vai ser uma aproximação bem próxima para um asteroide desse tamanho”, a NASA disse em um comunicado. A agência espacial também acrescentou que não é incomum asteroides menores voarem próximos à Terra na mesma distância que o 2014 JO25, mas seu tamanho é notável. “Essa aproximação é o mais perto que algum asteroide desse tamanho, ou maior, já chegou desde que o asteroide Toutatis, de cinco quilômetros, se aproximou a distâncias lunares em setembro de 2004”.
Embora este asteroide particularmente seja muito reflexivo, o que o tornará difícil de ver a olho nu, um bom telescópio deve cumprir a função. Se você está em uma cidade poluída ou preso em uma sala sem janelas, você pode observar o asteroide passando no The Virtual Telescope. Para os nerds mais extremos, o Slooh vai fazer um show ao vivo, acompanhando a aproximação do asteroide, começando às 21h no horário de Brasília. Um porta-voz do Slooh disse ao Gizmodo que eles adequadamente batizaram o asteroide de “The Rock”.
Não é todo dia que um grande pedaço de lixo espacial passa perto assim da Terra. Esse é o apelo da fronteira final: no espaço, até lixo parece espetacular.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.