sexta-feira, 3 de março de 2017

Sessões da Câmara de Prudentópolis mudam de dia e horário



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RODRIGO ZUB (RÁDIO NAJUÁ) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Na sessão ordinária da Câmara de Prudentópolis realizada na segunda-feira, 20, os vereadores aprovaram o projeto de resolução da Mesa Diretora que altera o dia e o horário das reuniões da Casa. O projeto foi aprovado em segunda discussão por oito votos a quatro.
Com isso, as reuniões passam a ser realizadas nas terças às 18h30. Antes da mudança, as sessões ocorriam nas segundas às 20 h.
O presidente da Câmara, Marcos Roberto Lachovicz (PSDB), avalia que a divergência dos vereadores sobre o horário da sessão é normal e que respeita a opinião de cada parlamentar. “Foi um horário que a gente estudou para ficar bom para todos. E também [discutimos] o dia para a gente trabalhar melhor na Câmara. Teve um questionado do horário, mas cada um tem seu posicionamento e ideia sobre o horário das sessões. A Mesa [Diretora] colocou 18h30 e o pessoal acatou. Os que foram contrários alguns queriam mais cedo, outros mais tarde, mas foi um horário que ficou melhor para todo mundo”, avaliou Lachovicz.
Posicionamento dos vereadores contrários
Os vereadores que votaram contra o projeto foram: Anderson Lemos/PV, Carina Rampi/PRB, Luciano Antonio/PSDB e Doutora Soraia/PHS. Soraia e Anderson eram favoráveis a mudança de dia, mas não aceitavam o horário que foi apresentado. Carina citou que os vereadores deveriam pensar na população e sugeriu que as sessões começassem às 19 h. Carina também comentou que o horário das reuniões não ia interferir a participação dos vereadores que residem no interior. Um dos motivos apontados pela Mesa Diretora para a mudança foi tornar o horário mais cômodo e conveniente para os vereadores que moram em localidades afastadas da área urbana.
Já o vereador Luciano não concordou com o horário apresentado no projeto.
Um dos motivos apontados pela Mesa Diretora para mudança no dia das sessões, é que as demandas apresentadas pela população são repassadas aos vereadores nos sábados, domingos ou início da semana. Com as reuniões acontecendo nas segundas, o legislativo precisa concluir a pauta até sexta-feira, o que impede que reivindicações e projetos encaminhados após esse período sejam apreciados na ordem do dia da sessão ordinária.
Argumentos para a mudança
Os vereadores favoráveis a mudança também defendem que as discussões de projetos nas Comissões Permanentes podem ser feitas na segunda-feira, antecedendo a sessão que acontece na terça-feira. Sendo assim, os vereadores podem entrar em contato com órgãos municipais para solicitar informações ou documentos sobre determinada matéria que está em discussão. “Vários pedidos chegam do Legislativo para o Executivo, às vezes, com processo de urgência. Como nossa pauta fica encerrada na sexta, na segunda temos que vir com urgência e, muitas vezes, as comissões permanentes não conseguem fazer seus trabalhos em cima desses projetos”, afirma o presidente da Câmara.
Sessões são transmitidas no site da Câmara
Quanto ao questionamento sobre a dificuldade que a população terá para acompanhar as sessões no horário de 18h30, a assessoria da Câmara enfatiza que os cidadãos que não puderem comparecer pessoalmente têm a opção de assistir a reunião pela internet. As reuniões da Câmara de Prudentópolis são transmitidas pelo site da Câmara, que também disponibiliza o áudio das sessões na íntegra, bem como as pautas, projetos e matérias que estão em discussão.
Próxima sessão será no dia 7
Nesta semana não haverá sessão da Câmara de Prudentópolis em virtude do ponto facultativo que foi decretado nas repartições públicas municipais nos dias 27, 28 e 1º março até as 13 h. A próxima sessão do legislativo já com a mudança de dia e horário ocorrerá em 7 de março, terça-feira, às 18h30.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.