sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Unicentro anuncia adiamento do início do ano letivo de 2017



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: UNICENTRO Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)


A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) informa que o ano letivo de 2017 não iniciará no próximo dia 20 de fevereiro (segunda-feira). O adiamento é por tempo indeterminado, diante da ausência até o momento de autorização do Governo do Estado para contratação de professores colaboradores.
Após consultas às diversas instâncias administrativas e pedagógicas da instituição, tomou-se a decisão coletiva de protelamento do começo das aulas em todos os seus cursos de Graduação. O assunto voltará a ser discutido coletivamente no dia 24 de fevereiro (sexta-feira), em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).
Tal adiamento, que visa garantir a qualidade do Ensino que a Unicentro sempre oferece à comunidade, é embasado nos seguintes fundamentos:
* Desde o segundo semestre de 2016, a Administração Superior da Universidade tem realizado inúmeros esforços junto às instâncias do Governo do Estado do Paraná no sentido de obter autorização para contratação de carga horária adequada destinada a docentes colaboradores (temporários), visando suprir as necessidades institucionais e assegurar o bom andamento das aulas;
* Inúmeras reuniões ocorreram desde então, especialmente em Curitiba, além da apresentação de argumentação técnica detalhada por escrito quanto à necessidade das contratações;
* A argumentação em questão inclui a informação de que, devido a gestões realizadas internamente, a carga horária necessária para 2017 é 6% inferior ao montante do ano passado, o que resulta em economia de recursos públicos;
* Portanto, até a presente data, não há a devida autorização de contratação por parte do Governo do Estado, inviabilizando o efetivo início das aulas. Sem estes novos professores, não é possível atender cerca de 700 disciplinas, as quais representam aproximadamente 1/3 de salas de aula sem docentes;
* É fundamental ressaltar que a Unicentro é um patrimônio do Paraná e uma das mais importantes forças impulsionadoras do desenvolvimento científico, social e econômico do Centro-Sul do Estado, proporcionando a seus habitantes um total 68 cursos de graduação presenciais, todos gratuitos e que necessitam de quadro docente completo para o funcionamento correto.
Diante do exposto, reitera-se, que ainda não há condições adequadas para o recebimento do alunado a partir de 20 de fevereiro, permanecendo a comunidade acadêmica na expectativa de ato autorizativo por parte do Governo do Paraná, uma vez que todas as justificativas técnicas foram encaminhadas no tempo devido.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.