quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Primeiro eclipse solar parcial deve marcar o domingo de Carnaval



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: NE10 Imagem: Divulgação

Boa parte dos brasileiros poderá contemplar outro espetáculo no céu no próximo domingo (26) de Carnaval. Depois do eclipse lunar penumbral, que aconteceu no último dia 10 de fevereiro, o eclipse solar parcial será também um dos atrativos para quem for curtir a folia neste dia. Outro fenômeno como este deve ocorrer ainda este ano, no dia 21 de agosto. Os especialistas alertam que o evento astronômico não deve ser olhado diretamente, pois os raios solares podem prejudicar a visão.
"O eclipse não será completo devido à nossa localidade no planeta, pois somente quem estará no Sul da América do Sul verá o eclipse anelar ou anular", explicou o astrônomo James Solon. Ele ainda esclarece que apenas determinada localidade da Terra passará pela chamada "faixa da totalidade". No Brasil, os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia, além do Maranhão não irão ver o fenômeno.O astrônomo ainda diz que a lua cobrirá, aproximadamente, 15% ao passar na frente do Sol.
Quem estiver no Recife - se o tempo ajudar - poderá observar o fenômeno a partir das 11h19. A máxima está marcada para ocorrer às 12h30 e finalizando às 13h37. Já quem mora no Sul do País poderá contemplar cerca de 50% do total do fenômeno.
Entenda na ilustração:
Eclipse solar não deve ser visto a olho nu
Mesmo podendo ser visto a olho nu, o astrônomo recomenda que o eclipse solar não deve ser visto diretamente. "Muita gente se arrisca utilizando "chapas de raio-x", binóculos ou até mesmo câmeras digitais com zoom. Isso pode arriscar a saúde da visão", alertou.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.