terça-feira, 13 de dezembro de 2016

PEC do teto de gastos é aprovada em 2º turno no Senado e será promulgada


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação

Em uma sessão tumultuada, o Senado aprovou nesta terça-feira (13), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

O texto foi aprovado por 53 votos a favor e 16 contra. Para a aprovação, eram necessários três quintos (49) dos votos dos 81 senadores. A sessão do Congresso Nacional destinada à promulgação está marcada para as 9h desta quinta-feira (15).
No último dia 30, a PEC já havia sido aprovada em primeiro turno pelo Senado, por 61 votos a 14. Mas, por se tratar de uma mudança na Constituição, o texto ainda precisava passar por uma segunda votação.
Votos favoráveis diminuíram
Após o término da sessão, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), justificou a redução do número de votos favoráveis à PEC (61 no primeiro turno e 53 no segundo).
De acordo com Jucá, seis senadores que certamente votariam pela aprovação da matéria não compareceram à sessão, entre os quais Rose de Freitas (PMDB-ES) e Fernando Collor (PTC-AL).
“Preferimos aprovar o texto. Se tivéssemos adiado, poderíamos ter dado sinal de fraqueza”, disse. “Ganhamos. O importante é isso: no meio de um vendaval, entregar o produto”, completou.
Em cerimônia nesta terça no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer atribuiu ao horário da sessão a redução do número de votos favoráveis ao governo entre o primeiro e o segundo turnos.
"Acabamos de acompanhar uma votação no Senado onde completou-se o ciclo da primeira emenda da Constituição que visa tirar o país da recessão. Até quero esclarecer que a votação foi menor agora do que a primeira, mas se deve ao fato de o presidente do Senado, Renan Calheiros, antecipou a votação inicialmente programada para a tarde. O numero do resultado mudou por outras razões que não o apoio ao governo. Estou dizendo isso porque sei como é", afirmou Temer.
Pró e contra
A proposta foi enviada pelo Palácio do Planalto ao Congresso em junho e, ao lado da reforma da Previdência, é considerada por governistas como essencial para o reequilíbrio das contas públicas.
Senadores da oposição chamam a proposta de “PEC da maldade” porque, na visão deles, a medida vai congelar investimentos nas áreas de saúde e educação, o que os governistas negam.
Os oposicionistas citaram pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal “Folha de S. Paulo”, segundo a qual 60% dos entrevistados se posicionaram contra a PEC do teto.
Protestos contra a medida foram registrados em vários estados. Em Brasília, a Polícia Militar fechou os acessos ao Congresso Nacional.
Destaques
Depois de aprovado o texto-base, os senadores analisaram dois destaques (alterações) para retirar, do teto de gastos, despesas com reajustes do salário mínimo e investimentos em saúde e educação.
Para defender a retirada dos investimentos em saúde do teto de gastos, senadores da oposição chegaram a citar uma declaração do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).
O tucano afirmou que se não houver aumentos de investimentos na área, acima da inflação, nos próximos 20 anos, a conta “não fecha”.
Os destaques foram rejeitados e o texto foi mantido na forma em que foi aprovado pela Câmara dos Deputados.
Bate-boca
Adversários do Palácio do Planalto protagonizaram discussões com governistas durante a sessão.
Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, por ter realizado três sessões em único dia para acelerar a tramitação e permitir a votação da PEC nesta terça-feira.
O peemedebista negou que estivesse “atropelando” e lembrou que Lindbergh participou de reunião que acordou o calendário de votação. Já Fátima Bezerra (PT-RN) e José Medeiros (PSD-MT) trocaram ofensas durante debate da proposta.
Defensor da proposta, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou em plenário que a medida é necessária para a recuperação da crise econômica. Ele rebateu acusações da oposição de que os investimentos em saúde e educação serão reduzidos com a implementação da PEC.
“A medida proposta pelo governo deixa claro os valores mínimos que devem ser investidos em saúde e educação”, disse. “Nada impede que o governo gaste mais que a inflação nessas áreas, mas, para isso, terá que cortar de outro lugar”, completou.
Parlamentares da oposição, por outro lado, argumentam que a PEC trará consequências negativas à população, principalmente aos mais pobres, com cortes de gastos saciais e serviços públicos.
Senadores do PT foram além das críticas à proposta e, quatro dias após a divulgação de informações de delação de ex-executivo da Odebrecht, também pedem a renúncia do presidente Michel Temer e a convocação de eleições diretas.
“Falta a ele [Temer] e ao seu governo condições políticas para continuar governando”, afirmou o senador Humberto Costa (PT-PE).
As regras da PEC do teto de gastos
Confira abaixo os principais pontos da PEC do teto de gastos.
- As despesas da União (Executivo, Legislativo e Judiciário e seus órgãos) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior;
- A inflação para 2017, que servirá de base para os gastos, será de 7,2%;
- Nos demais anos de vigência da medida, o teto corresponderá ao limite do ano anterior corrigido pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
- Se um poder desrespeitar o limite, sofrerá sanções no ano seguinte, como a proibição de realizar concursos ou conceder reajustes;
- Se um poder extrapolar o teto, outro poder deverá compensar;
- Os gastos com saúde e educação só serão enquadrados no teto de gastos a partir de 2018;
- Com relação aos gastos mínimos em saúde, o texto prevê que passem em 2017 dos atuais 13,7% para 15% da receita corrente líquida (somatório dos impostos descontadas as transferências previstas na Constituição). E que, a partir de 2018, esses investimentos se enquadrem no teto de gastos, sendo corrigidos pela inflação.
- Ficam de fora das novas regras as transferências constitucionais a estados e municípios, além do Distrito Federal, os créditos extraordinários, as complementações do Fundeb, gastos da Justiça Eleitoral com eleições, e as despesas de capitalização de estatais não dependentes;
- A partir do décimo ano de vigência do limite de gastos, o presidente da República poderá um projeto de lei ao Congresso para mudar a base de cálculo.  
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Alunos ocupam Colégio Agrícola de PG. 

Justiça nega reintegração de posse de escolas.
 

Número de escolas ocupadas no Paraná chega a 210, diz movimento.

Alunos ocupam o Col. Barão de Capanema.

Justiça aceita pedido de reintegração de posse do Col. Agrícola em PG.

Governo decide acionar Conselho Tutelar e decreta recesso escolar.

Estudantes ocupam campus de Irati da Unicentro.

Pais e alunos opinam sobre ocupação de escolas da Rede Estadual.

Ocupação atinge mais da metade dos Colégios Estaduais de Guarapuava.

Mais dois colégios são ocupados em Prudentópolis.

Justiça autoriza reintegração de posse na UEPG.

Adolescente morre dentro de escola estadual ocupada no PR.

Colégio ocupado volta a ter aulas em Irati.

Suspeito pela morte de aluno em escola é preso em Curitiba.

Justiça autoriza reintegração de posse de 21 escolas de PG.

Em protesto contra PEC 241 e reforma do Ensino Médio, estudantes da UFPR ocupam prédio da Reitoria.

Após morte de colega, estudantes decidem desocupar escola em Curitiba.

Colégios federais do Rio estão ocupados contra medidas de Temer.

Justiça determina reintegração de posse em colégios de Irati e Inácio Martins.

Contra a PEC 241, alunos ocupam a UTFPR em Dois Vizinhos.

Bandidos invadem escola ocupada e assaltam alunos.

1.022 escolas e 84 universidades estão ocupadas em 19 Estados e no DF.

'Mão de vocês está suja com sangue', diz aluna a deputados do Paraná.

PR: Justiça cumpre reintegração de posse em escolas ocupadas.

Sobe para seis o número de colégios desocupados em Guarapuava e Região.

MBL tenta desocupar colégios no Paraná à revelia da Justiça.

Estudantes deixam escolas e ocupam o Núcleo Regional de Educação em Curitiba.

Estudantes estão em ocupações para fumar maconha, diz senador José Medeiros.

Sem mandado, governo fecha entrada e corta energia e água do Núcleo de Educação.

Por desocupação, juiz do DF libera isolamento de alunos e privação de sono.

Prudentópolis está na lista dos alunos que terão o Enem cancelado.

Liminar restabelece desocupação de escolas estaduais em Irati.

Procurador do MPF-CE pede anulação do Enem 2016.

MEC aciona AGU para derrubar ação na Justiça que pede cancelamento do Enem.
No Senado, estudante Ana Júlia critica “repressão agressiva” de grupos contrários a ocupações.

Entenda a PEC 55.

Renan suspende sessão do Senado após manifestação contra PEC do Teto.

Saiba como votou cada senador no 1º turno da PEC do teto de gastos.

Pobres vão pagar a conta pela PEC do teto dos gastos, dizem analistas alemães.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.