quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Aposentado cria planta em garrafão fechado há mais de 40 anos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação


Um engenheiro aposentado mantém uma planta viva dentro de um garrafão fechado há mais de 40 anos, segundo os jornais britânicos "The Sun" e "Daily Mail". O vegetal, plantado dentro do recipiente em 1960, foi regado pela última vez em 1972 - mesmo ano em que uma rolha foi colocada na garrafa e nunca mais foi retirada, disse às publicações o "jardineiro" de 80 anos, David Latimer.
A planta sobreviveu porque foi criado um "ecossistema autossuficiente" dentro da garrafa, com terra, bactérias e material orgânico vindo das folhas e das estruturas do vegetal, de acordo com o "Daily Mail". Do gênero Tradescantia, a planta foi a única de quatro sementes dentro do garrafão que sobreviveu.
Para manter-se viva, a Tradescantia só precisa de luz para realizar fotossíntese e gerar energia. O solo permite que ela absorva água através das raízes e cumpra seu ciclo, com a conversão de dióxido de carbono em carboidratos e liberação de oxigênio, aponta o jornal.
À noite, a planta realiza respiração celular para sobreviver, que consome o oxigênio gerado e os nutrientes armazenados. Como a terra do garrafão recebeu água há cerca de 40 anos, o líquido é continuamente reciclado, enquanto as bactérias no solo decompõem o material da planta, afirma o "Daily Mail".
Um especialista em plantas consultado pelo jornal, Guy Barter, disse que o vegetal ter sobrevivido no garrafão é um "fenômeno incomum", mas que trata-se um projeto "bem-sucedido" de jardinagem.
"Ela [a planta] não cresceu muito nestes 50 anos. Se fosse outro tipo, uma árvore por exemplo, poderia ter atingido um tamanho inapropriado para o garrafão, mas de alguma forma ela se adaptou", afirmou Barter.
O engenheiro aposentado mantém a planta perto de uma janela em sua casa. Ele espera deixar o garrafão como "herança" para seus filhos quando morrer e, se eles não quiserem o objeto, a intenção de Latimer é entregá-lo para uma sociedade de estudos científicos.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.