quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Sujeira faz bem para a saúde?



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação

Os microrganismos que causam doenças, algumas fulminantemente mortais, são invisíveis aos nossos olhos. São “inimigos” que não conseguimos enxergar e que procuramos evitar a todo custo. Lutamos contra o que não podemos ver e que nem sabemos ao certo onde estão: pode ser em um alimento contaminado, na maçaneta de uma porta, voando no interior em um mosquito ou simplesmente no ar que respiramos.
Lavar as mãos com frequência é sabidamente uma das formas mais eficazes para prevenir a contaminação por estes temíveis agentes infecciosos. Sabemos  que esta é uma das recomendações de saúde mais corretamente divulgadas.
No entanto, há também um outro grupo de bactérias, não patogênicas,  que convivem naturalmente e em completa harmonia no nosso corpo. Para cada célula de cada um de nós, há pelo menos 9 bactérias. Isso mesmo. Nosso organismo tem mais bactérias do que células.
Não é possível viver sem estas bactérias. Precisamos delas para muitas funções e uma delas consiste no estímulo saudável do sistema imunológico. O sistema de defesa humano precisa ser estimulado para funcionar bem. 
Cabe, portanto, a pergunta: onde muitas destas bactérias “do bem” são normalmente encontradas?
Na “sujeira”. Exatamente assim. Por isso é importante que as crianças, quando começam a engatinhar, já tenham contato com o mundo que as cerca. Devem explorar o espaço à sua volta  em suas diferentes texturas, formas e cores. Isso significa que devemos deixar os pequenos livres para brincar e entrar em contato com areia, terra, grama ou com o pó do  chão de casa, por exemplo.
O sistema imunológico, quando naturalmente estimulado, torna-se mais potente e mais eficaz. Estudos apontam que crianças que têm contato com este tipo de “sujeira” têm menor incidência de doenças alérgicas. Funciona também para os adultos.
Lavar as mãos é essencial para a prevenção de doenças potencialmente graves, causadas por microrganismos patogênicos, que não enxergamos e que devemos evitar. Por outro lado, hábitos exagerados de assepsia podem ser prejudiciais ao estímulo do nosso sistema imunológico.
Portanto, é importante que se defina um equilíbrio saudável entre o contato de crianças - e de adultos, claro -  com a “sujeira” e a com a “limpeza”. Este ponto de equilíbrio é dado pelo bom senso que deve nortear nossas atitudes cotidianas.
A vitamina “S” (de sujeira), com bom senso e equilíbrio,  pode fazer parte da vida e também pode significar saúde.




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.