quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Seminário “Agrotóxicos e Câncer” foi realizado em Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RÁDIO NAJUÁ Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Dezenas de pessoas acompanharam o 1º Seminário “Agrotóxicos e Câncer”, realizado na sexta-feira (25), no Centro Paroquial São Josafat, em Prudentópolis. O evento foi promovido pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Prudentópolis (COMSEA), em parceria com o Instituto Guardiões da Natureza (IGN), com o apoio da Associação de Agricultura Sustentável de Prudentópolis e Região (AASPRUD).
A temática desenvolvida ao longo do seminário foi escolhida em função da alta incidência de câncer na cidade de Prudentópolis e da crescente adoção do uso de agrotóxicos nas lavouras, o que traz sérias implicações à saúde de agricultores e consumidores, segundo a presidente do IGN, Vânia Mara Moreira dos Santos.
Segundo Vânia, houve  boa receptividade do público ao evento, que correspondeu às expectativas da organização. Grande parte dos participantes é de agentes da saúde e de agentes comunitários que devem, ainda, servir como multiplicadores da informação entre os agricultores.
O oncologista Leonardo Dequech Gavarrete, um dos palestrantes durante o Seminário, responsável pelo setor oncológico do Hospital São Vicente, de Guarapuava, frisa que Prudentópolis possui uma alta incidência de neoplasias (câncer), a maior entre os municípios que compõe a 5ª Regional de Saúde, formada por 20 municípios. De acordo com ele, tabagistas, usuários de álcool e quem trabalha com aplicação de agrotóxicos concentram a maior parcela de pacientes encaminhados para o tratamento oncológico em Guarapuava. “É importante essa prevenção, a diminuição dessa exposição para diminuirmos essa incidência [de câncer] na cidade, que ainda está muito elevada”, diz. MATÉRIA COMPLETA. 

MATÉRIA RELACIONADA:
Entidades realizam 1º Seminário ‘Agrotóxicos e Câncer’, em Prudentópolis.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.