quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Temer antecipa em mais de 11 horas volta ao Brasil depois de visitar Japão



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: G1


O presidente da República, Michel Temer, antecipou o embarque de volta ao Brasil nesta quarta-feira (19), segundo a assessoria da Presidência. Ele estava em Tóquio, no Japão, onde participou de uma série de encontros com empresários e autoridades. Antes de ir ao Japão, ele participou na Índia da Cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A volta da comitiva brasileira estava marcada para as 10h da quinta-feira (20), no horário local do Japão (23h de quarta pelo horário brasileiro). Mas foi antecipada em 11 horas e meia, para as 22h30 desta quarta (11h30 pelo horário brasileiro). A assessoria do Planalto não informou o motivo da antecipação da volta.
O avião deve fazer uma parada para reabastecimento em Seattle, nos Estados Unidos, e chegar a Brasília nesta sexta (21).
A viagem oficial de Temer ao Japão foi a primeira de um presidente brasileiro ao país em 11 anos. Um dos principais objetivos do governo com a visita era atrair investimentos japoneses para o Brasil.
Nesta quarta, Temer começou o dia de compromissos em Tóquio com uma conversa de cerca de meia-hora com o imperador japonês, Akihito. Depois, teve um almoço com empresários brasileiros e japoneses. No fim do dia, Temer se reuniu com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe e participou de um jantar oferecido pelo japonês à comitiva brasileira.
Acordo na área de infraestrutura
No encontro, Brasil e Japão assinaram um acordo de cooperação para projetos na área de infraestrutura. O acordo prevê a criação de um grupo de trabalho e inclui os setores de transporte e logística, tecnologia da informação e de comunicações e energia, mas ainda não especifica projetos específicos.
Após o encontro, Temer fez uma declaração à imprensa, na qual disse que comunicou ao primeiro-ministro que o Brasil está consolidando um ambiente seguro e favorável para investimentos.
"Registrei que estamos consolidando no Brasil um ambiente de segurança jurídica e de previsibilidade reguladora – sempre muito conscientes de que a recuperação da economia brasileira passa por mais investimentos estrangeiros, por mais comércio exterior, especialmente, pelo investimento japonês", disse Temer.
O presidente disse ainda que tratou de uma agenda "vasta" com Shinzo Abe. Entre os temas discutidos, segundo Temer, estavam "democracia, direitos humanos, G20, reforma do Conselho de Segurança."
"A agenda foi vasta. E nós estamos fortalecendo nossa parceria estratégica e global, à luz das prioridades de brasileiros e japoneses. Aliás, em democracia deve ser assim: a política externa deve estar a serviço dos valores e dos interesses da sociedade", completou o presidente.
O primeiro-ministro, Shinzo Abe, que também deu declaração à imprensa após o encontro, disse que o Japão tem interesse em projetos de infraestrutura no Brasil.
"Para as empresas japonesas, o Brasil representa oportunidade, principalmente na área de infraestrutura. Principalmente na área de infraestrutura avistamos oportunidades de investimento. Nesse ponto de vista, fico feliz que nesta ocasião firmamos acordo para instalação de uma agenda na área de infraestrutura", disse o primeiro-ministro.
Marcela Temer
Enquanto o presidente cumpria a agenda oficial em Tóquio nesta quarta, a primeira-dama, Marcela Temer, visitou uma escola nos arredores da capital japonesa, acompanhada da mulher do embaixador do Brasil no Japão, Bia Côrrea do Lago. A informação é da assessoria da Presidência.
Na escola, Marcela conversou com alunos que falam português. Uma estudante, inclusive, disse o Planalto, pediu informações sobre o programa Criança Feliz, do qual Marcela é embaixadora.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.