segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Menino é baleado durante perseguição e troca de tiros com a PM



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Policia Civil


Um menino está internado em estado grave no Hospital da Criança em Rio Branco após ser baleado durante perseguição e troca de tiros com policiais militares na noite desta sexta-feira (21). O menor estava dentro de um táxi com criminosos que planejavam crimes na capital.
Ao G1, a Secretaria de Saúde informou, inicialmente, que o menino teria oito anos, mas depois confirmou que na verdade ele tem 12. Os pais do menino não foram encontrados para falar sobre o caso.
A Polícia Militar diz que o menino fazia parte de uma facção criminosa e que fotos no celular do menor mostram ele armado e com outros integrantes da facção.
No momento da perseguição, a criança com mais nove criminosos saíam em dois táxis para cometer crimes, segundo a Polícia Militar.
Ao perceberem a perseguição, seguiram para o Segundo Distrito, furaram uma barreira policial e trocaram tiros com a polícia. Na ação, um adolescente de 15 anos foi morto e o menino também baleado.
O tenente-coronel Ezequiel Bino afirma que o menor e o adolescente estavam com outros oito criminosos que foram presos. Eles estariam em uma reunião de planejamento de crimes de uma facção criminosa em uma residência na Baixada da Colina e, ao perceberem que estavam sendo observados pela polícia, saíram em fuga.
O menino passou por cirurgia no Hospital de Urgência e  Emergência de Rio Branco (Huerb) e depois foi encaminhado para o Hospital da Criança. Na unidade de saúde, o G1 foi informado que o menino estava em estado grave e que não estava acompanhado.
O tenente-coronel explica que as pessoas que estavam no táxi não obedeceram a ordem de parada. Ele disse também que o garoto era aliciado pelo grupo para cometer crimes.
"Observamos no celular da criança várias fotos junto ao grupo, sinal que é uma vítima, mas que estava sendo aliciada para a prática de crimes. A parte de Inteligência tinha um levantamento que o grupo estava nessa casa e sairia para algumas atividades criminosas. Ao todo, quatro pessoas ficaram feridas após terem furado a barreira policial. Além disso, três armas foram apreendidas", diz Bino.
Briga de facções no Acre
Desde domingo (16), o Acre registra uma onda de execuções que, segundo o secretário da Segurança, Emylson Farias, tem ligação com a briga entre duas facções rivais. O estopim dessa guerra aconteceu na noite de terça-feira (18), quando ao menos 25 criminosos de um grupo organizado armaram uma emboscada para matar presos do semiaberto ligados a uma facção rival. Quatro pessoas foram feridas e apenas um criminoso preso.
O ataque aconteceu na Unidade Prisional 4 (UP4), quando os presos voltavam para dormir na unidade. No dia seguinte, o governo acionou 500 homens do Exército, destes 200 ficaram em Rio Branco e o restante em cidades da fronteira. Além disso, os 380 da chamada "Papudinha" foram  liberados do pernoite até esta sexta-feira (21).
O presídio Francisco D'Oliveira Conde (FOC) também registrou um início de motim na quarta-feira (19). O motim iniciou no pavilhão I, dentro do"Chapão", onde ficam os sentenciados. A assessoria do Iapen confirmou que um grupo de presos começou a bater nas grades e a gritar, mas a situação foi contida a tempo. A visita íntima foi suspensa devido ao ataque registrado na noite anterior.
Na quinta-feira (20), uma briga durante o banho de sol no FOC deixou um ferido em Rio Branco. A Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp-AC) informou que os presos usaram estoques durante a confusão no pátio da unidade.
No mesmo dia, durante a entrega de marmitas no presídio, os presos se rebelaram e tomaram conta de três pavilhões da FOC. Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) entraram na unidade e, inicialmente, conseguiram retomar os pavilhões L e K. O Pavilhão J foi o último a ser controlado. Após a rebelião, em coletiva, o governo afirmou que dois carcereiros foram presos sob suspeita de fornecer armas para presos atuarem no complexo.
No total, quatro presos morreram. Um chegou a ser socorrido no Hospital de Urgência e Emergência, mas não resistiu. Além disso, 19 ficaram feridos.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.