sábado, 20 de agosto de 2016

Dia-a-dia do Rio 2016 - É ouro e prata para Brasil



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Élio Kohut (Intervalo da Noticias) Imagem: Divulgação

 


Não há mais título que o futebol brasileiro não tenha conquistado. Mesmo que não seja o troco corrigido pelo 7 a 1, o Brasil bateu a Alemanha neste sábado (20), nos pênaltis (5 a 4), e conquistou o primeiro ouro olímpico de sua história em pleno Estádio do Maracanã. O nome do jogo não podia ser outro: Neymar.
Carregada de expectativa, a decisão começou com as duas equipes trabalhando bastante a bola e tentando encontrar espaços na defesa adversária. Pelo lado do Brasil, o volante Renato Augusto, que fez uma partida excepcional, era o principal articulador das jogadas, além de se mostrar perfeito na marcação.
Mas a primeira boa chance não foi da seleção brasileira. Brandt recebeu na entrada da área, chutou colocado e acertou o travessão de Weverton para desespero do Maracanã. Eram jogados 10 minutos e aquela seria apenas a primeira de três bolas que o torcedor brasileiro precisaria afastar com os olhos para manter vivo o sonho dourado. Meyer, em cobrança de falta, e Bender, de cabeça, foram os responsáveis pelas outras cenas que aterrorizaram a torcida canarinho. Lembrança do 7 a 1? Nem pensar. A tarde seria de festa no Rio de Janeiro.
Capitão, camisa 10 e líder em campo, Neymar foi o responsável por toda a jogada que abriu o placar. Primeiro disparou pela esquerda, adiantou a bola e só foi parado com falta de Ginter, que chegou atrasado e, como se diz no “futebolês”, ficou no vazio. Na cobrança, Neymar foi espetacular. Colocou a bola no ângulo, sem chance para o goleiro Horn, que voou, mas só para poder ver de perto a bola bater no travessão e entrar para o fundo do gol. 1 a 0 Brasil e “pula, sai do chão quem é pentacampeão”. Festa geral no Maraca!
No segundo tempo, a Alemanha começou disposta a lembrar porque ficarão para sempre marcados na história do futebol brasileiro. Nem bem o árbitro autorizou a bola rolar e veio o gol de empate. Brandt tocou para Toljan na direita. O lateral cruzou à meia altura e achou Meyer, livre no meio da grande área. O camisa 7, que mais levava perigo ao gol de Weverton, finalizou de primeira e balançou a rede. Gol parecido com o de Tony Kroos, de canhota, no fatídico 7 a 1.
Com mais volume de jogo, a seleção tratou logo de esfriar o ânimo alemão. No entanto, quando chegava ao ataque, o Brasil desperdiçava seguidas oportunidades. Uma atrás da outra. Neymar, Gabriel Jesus e Felipe Anderson, que substituiu Gabigol, falharam frente a Horn e o tempo regulamentar, para sufoco da torcida brasileira, terminou empatado.
Dali em diante, só agonia em 30 minutos da prorrogação. Chance de gol, apenas uma, quando Neymar encaixou bela enfiada de bola para Felipe Anderson. O camisa 17 dominou, invadiu a área e tocou na saída de goleiro Horn, que salvou a Alemanha. O sonho da inédita medalha de ouro seria definido na marca do pênalti.
E coube ao destino deixar que Neymar encerrasse o tabu histórico que perdurava desde a estreia do futebol brasileiro em Jogos Olímpicos, em Helsinque 1952. Na última cobrança, após Petersen desperdiçar para a Alemanha, o capitão bateu firme, no canto esquerdo do goleiro, e não decepcionou. O ouro, enfim, veio para o Brasil! Agora, campeão de tudo! Embora para os jogadores, como ressaltaram na véspera, não tenha sido a revanche dos 7 a 1, para a torcida foi diferente. Quem esteve no Maracanã deixou o estádio com um suave gosto de vingança na boca. O campeão voltou.

A brasileira Raiza Goulão-Henrique ficou em 20º lugar na categoria cross-country do ciclismo mountain bike (MTB). Natural de Pirenópolis (GO), Raiza tem 25 anos e completou o percurso em 1h39min21s. A prova foi disputada hoje (20) por 29 atletas na Arena Centro de Mountain Bike, no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro.
A medalha de ouro ficou com a sueca Jenny Rissveds, que completou a prova em 1h30m15s. A prata foi para a polonesa Maja Wloszczowska, com 1h30min52s. A canadense Catharine Pendrel conquistou o bronze, com 1h31min41s.
A modalidade mountain bike (MTB) passou a fazer parte das Olimpíadas em Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996, com prova individual masculina e feminina.No Brasil, a disputa foi realizada em uma pista de MTB de 5.440 metros, em que o desafio era dar seis voltas no circuito no menor tempo.

O ouro não veio, mas Isaquias Queiroz e Erlon de Souza fizeram a alegria do torcedor que foi à Lagoa Rodrigo de Freitas, neste sábado (20), acompanhar a final da categoria C2 1.000m da canoagem velocidade. Os baianos terminaram a prova em segundo lugar, pouco atrás dos alemães Sebastian Brendel e Jan Vandrey, e conquistaram a medalha de prata para o Brasil, com tempo de 3m44s82. Atuais campeões mundiais, Isaquias e Erlon mostraram desde o início que brigariam pelo pódio. Eles lideraram quase que toda a prova, mas, nos últimos 100m, viram a dupla alemã se recuperar, conseguir uma ultrapassagem incrível e conquistar o tão sonhado ouro, com 3m43s91. O bronze ficou com os ucranianos Dmytro Ianchuk e Taras Mishchuk.
Mesmo sem o primeiro lugar, Isaquias Queiroz tem muito o que comemorar. O atleta da Bahia se tornou o primeiro do Brasil a conquistar três medalhas em uma mesma edição olímpica. Ele já havia conquistado uma prata na categoria C1 1.000m e um bronze na C1 200m.

A seleção masculina de Vôlei do Brasil fez o seu grande jogo na Rio 2016 na noite desta sexta-feira (19). O time comandado por Bernardinho não deu chances aos russos e fechou o jogo por 3 a 0 (25/21, 25/20 e 25/17). Esta vitória contra a Rússia foi a primeira sem perder nenhum set nos Jogos Olímpicos do Rio.
A equipe brasileira sofreu poucos sustos na partida, comandando sempre o placar e levantando a torcida que encheu o Maracanãzinho.
Com a vitória diante dos russos, o Brasil garante a sua vaga na final da Rio 2016, onde enfrentará a Itália, que venceu o time de Bernardinho na 1ª fase da competição. Dessa forma, é a chance da revanche e ainda de quebra ficar com o lugar mais alto do pódio.
Do outro lado, a Rússia disputará a medalha de bronze contra os EUA, que perderam para os italianos mais cedo por 3 sets a 2, em um grande jogo da Rio 2016.

Confira aqui o quadro de medalhas.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.