sexta-feira, 22 de julho de 2016

Policiais civis do Paraná aprovam estado de greve e se recusam a cuidar de presos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BONDE NEWS Imagem: Divulgação

Após notificarem a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (SESP) de que não executariam mais atividades carcerárias, os policiais civis do estado aprovaram por unanimidade, na última quarta-feira (20), a entrada da categoria em estado de greve. Realizada em Curitiba pelo Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol) e pelo Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol), a assembleia contou com a presença de 200 pessoas, entre delegados sindicais e filiados.
Com a aprovação do estado de greve, a categoria poderá deflagrar paralisações a qualquer momento caso a SESP não acate as reivindicações enviadas à pasta e também ao governador Beto Richa (PSDB), ao Ministério Público (MP), ao Tribunal de Justiça (TJ) e demais órgãos judiciários. "A partir desta quinta [21], os policiais civis se dedicarão única e exclusivamente às suas atribuições previstas na lei, deixando de executar atividades ilegais como cuidar dos 9 mil presos que irregularmente ocupam as delegacias, supervisionar e coordenar visitas de familiares, fazer escolta de detentos e demais atendimentos carcerários que não deveríamos fazer", explica o presidente do Sinclapol, André Luiz Gutierrez. Em Londrina, há presos nos 3º, 4º e 5º distritos. Até o momento, não foi registrado nenhum incidente relacionado às recomendações sindicais.
Segundo ele, a categoria vem executando atividades ligadas à manutenção carcerária sem ter qualquer obrigação legal. Com a sobrecarga de trabalho gerada pela presença de presos nas delegacias, as funções que deveriam ser cumpridas pelos investigadores, escrivães e demais policiais acabam ficando em segundo plano. "Também estamos determinando que todos cumpram a carga horária prevista em lei, que é de 40 horas semanais. Há casos de profissionais que trabalham até 80 horas e não recebem as horas extras. Estamos carregando um piano que não é nosso. A partir de hoje, vamos voltar a atender exclusivamente aos interesses do cidadão, como está previsto em lei", afirma.
Pela legislação, os policiais civis só devem cuidar de presos que estejam detidos preventivamente e cuja presença na delegacia seja importante para o curso das investigações. "Hoje, pouquíssimos desses 9 mil estão nesta situação. A grande maioria é composta por já condenados - que, portanto, deveriam estar nos presídios -, e por detentos temporários - que deveriam estar em casas de custódia", diz. Os sindicatos também orientaram a categoria a não usar viaturas que estejam sem condições de circulação, sobretudo aquelas que apresentem pneus carecas ou estejam sem IPVA e Seguro DPVAT quitados.
Em nota divulgada à imprensa, a SESP informa que 1,2 mil agentes de cadeia contratados via processo de seleção simplificada (PSS) começaram a trabalhar em todo o estado nesta quinta-feira. "A SESP está ciente da situação de presos em delegacias e, para acabar com o problema, já iniciou, em conjunto com a Paraná Edificações e o Governo Federal, 14 obras de construção e ampliação de unidades prisionais que vão resultar na abertura de quase 7 mil novas vagas. A perspectiva é que 10 das 14 sejam entregues no ano que vem e as demais em 2018", diz trecho do texto.
Para Gutierrez, o importante é que os presos sejam removidos das delegacias. "Já expressei isso verbalmente e vou fazê-lo em um documento que deve ser encaminhado ainda nesta semana à SESP, mas a questão central é retirar os detentos dos distritos policiais e encaminhá-los aos presídios, cadeias públicas e casas de custódia. Com a chegada desses servidores, será possível utilizá-los nestes locais, não nas delegacias. Seria possível, inclusive, transformar as delegacias que contam com carceragens em cadeias públicas, removendo a Polícia Civil desses locais e transferindo o atendimento ao cidadão, além dos serviços de investigação, para outros imóveis", sugere.
A partir de segunda-feira (25), cinco equipes de sindicalistas irão percorrer o interior do estado fiscalizando e orientando os profissionais. Manifestações também estão previstas para a semana que vem. Atualmente, o Paraná conta com aproximadamente 7 mil policiais civis, entre ativos e inativos. Três mil são filiados aos sindicatos.
A reportagem do Portal Bonde tentou entrar em contato com os representantes do Sindipol, mas eles estavam voltando de Curitiba.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.