segunda-feira, 27 de junho de 2016

'Professor Girafales': ator da série 'Chaves', morto aos 82 anos, teve de deixar hospital por não ter como pagar conta



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BBC BRASIL Imagem: Divulgação


O ator Rubén Aguirre, de 82 anos, conhecido por ter interpretado o Professor Girafales no seriado Chaves, morreu nesta sexta-feira no México.
"É verdade que já não está mais entre nós. Infelizmente morreu às 04h10 desta manhã (horário local) devido a complicações causadas pela pneumonia", disse à BBC Mundo a filha de Aguirre, Verónica.
"Ele já estava em casa, tinha saído do hospital depois de uma internação em maio", acrescentou.
O ator Edgar Vivar, interprete do Senhor Barriga na série Chavez, foi o primeiro a comentar a morte do colega no Twitter.
"Meu professor favorito descanse em paz... Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito a sua falta."
Os programas de TV Chaves e Chapolin Colorado ainda estão entre os mais vistos no México, na Argentina, na Venezuela, no Peru e na Guatemala.
No Brasil, os episódios foram transmitidos na televisão aberta por 30 anos. Alguns especialistas dizem que Chaves é o programa mais bem sucedido na história da televisão latino-americana.
Touros e crianças
Aguirre nasceu em 1934 em Saltillo, Coahuila, no noroeste do México. Mas sua carreira artística começou na cidade vizinha, Monterrey.
Quando ainda era muito jovem começou a trabalhar no rádio. Em seguida ele foi para a televisão mas interpretou papéis pequenos, incluindo um palhaço - Pipo.
Também foi locutor de touradas e narrou a primeira transmissão ao vivo para o México de uma corrida de touros em Madri, na Espanha.
Depois desta transmissão, se mudou para a capital e foi contratado para participar de um programa infantil de concursos, chamado El Club do los Millonarios, além de outro programa para crianças que oferecia dicas escolares.
Foi aí que conheceu dois atores da série Chaves, Carlos Villagrán, que interpretava o personagem Quico, e María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha.
A partir daí, Aguirre se aproximou de Roberto Gómez Bolaños, o "Chaves". Bolaños morreu em 2014.
O ator então participaria de praticamente todas as séries criadas por Bolaños, de Chapolin Colorado até Chaves, a série de televisão criada em 1971.
Foi no seriado Chaves que ele interpretou seu personagem mais famoso, o professor Girafales, que tentava conquistar Dona Florinda, mãe de seu aluno, Quico.
Aguirre afirmava que este personagem o ajudou a deixar de ser um "ator medíocre" e se transformar em uma das figuras mais conhecidas da América Latina.
Aguirre via isso como uma vitória para um ator que não tinha estudado artes dramáticas. Ele era formado em agronomia, profissão que nunca chegou a exercer.
Altura e autógrafos
Com 1,90 metro de altura e sempre disposto a atender todos os fãs que pediam uma foto ou um autógrafo, Rubén Aguirre transformou o professor Girafales em um personagem imponente e acessível.
Mas ele afirmava que o professor não era seu personagem favorito.
Ele preferia outro personagem que interpretava em outra série de Bolaños, Lucas Tañeda. A série era Los Chifladitos na qual Aguirre e Bolaños (que interpretava o personagem Chaparrón Bonaparte) eram dois personagens "loucos" porém inofensivos.
Aguirre sempre cumprimentava o personagem de Bolaños com a frase: "Sabia que as pessoas continuam falando que você e eu somos loucos?".
Aguirre participou da série Chaves até seu final, em 1980. Mas ele continuou participando de outras séries criadas por Bolaños até 1992.
Depois do fim das séries de Bolaños, Aguirre fundou um circo que foi, durante décadas, sua principal fonte de renda.
No entanto, a situação financeira do ator piorou muito depois de 2007, quando ele sofreu um acidente de carro no qual sua mulher ficou gravemente ferida.
A recuperação dela consumiu todas as economias de Aguirre e ele teve que adiar a aposentadoria.
Problemas financeiros
E nos últimos anos as dificuldades econômicas de Aguirre aumentaram ainda mais.
Ele chegou ao extremo de, em uma ocasião, abandonar o hospital onde estava internado pois a família não tinha mais como pagar a conta.
Foi um período difícil para o ator.
"Minhas forças acabaram", chegou a confessar.
Nas últimas semanas ele estava muito doente e foi divulgado que, em sua última internação, ele já praticamente não se movia devido a complicações do diabetes.
O enterro será na cidade de Puerto Vallarta Jalisco, onde ele morava e onde faleceu.
"Viveu muito feliz aqui em seus últimos anos", disse a filha do ator, Verónica.
Matéria relacionada:
Morre Rubén Aguirre, intérprete do Professor Girafales, aos 82 anos.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.