quinta-feira, 31 de março de 2016

Oito cuidados antes de fazer um ensaio de fotos com seu filho recém-nascido



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: UOL Imagem: Roni Sanches


Sabe aquelas fotos fofas produzidas com bebês, com direito a figurino e cenário caprichados? O chamado ensaio "newborn" (recém-nascido em inglês) faz a cabeça de muitos pais, mas, antes de contratar um fotógrafo para realizar o trabalho, é importante analisar oito pontos para garantir a segurança da criança. Veja a seguir.
1- Busque um profissional especializado
Para garantir belas imagens, o fotógrafo precisa conhecer as fases de desenvolvimento dos recém-nascidos e saber como priorizar o bem-estar e a segurança da criança durante todo ensaio fotógrafico. Um especialista sabe como manusear e posicionar o bebê;
2- Temperatura ideal do estúdio
É importante que o ambiente da sessão de fotos seja climatizado. A temperatura deve ser mantida entre 27ºC e 28ºC para que, ao tirar a roupa do bebê, ele consiga dormir relaxado no ambiente. No entanto, é preciso monitorar atentamente o termostato, já que, se a temperatura subir para 32ºC, por exemplo, pode deixar a criança desconfortável em função do calor excessivo. 
3- Espaço próprio
Existem alguns estúdios fotográficos que oferecem um amplo portfólio (ensaio "newborn", de gestante, festa de 15 anos, casamento, entre outros). Como o bebê tem um sistema imunológico imaturo, antes de contratar os serviços, certifique-se de que o espaço do ensaio é específico para a faixa etária. 
4- Higienização do ambiente e das peças usadas no ensaio
Ainda por conta do sistema imunológico imaturo do recém-nascido, é preciso higienizar o ambiente e todas as peças que serão utilizadas no ensaio. Todas as roupas devem ser lavadas com sabão de coco neutro e bem enxáguadas. Os profissionais devem evitar o uso de amaciantes, hidratantes, cremes, talcos e outros produtos que possam causar alergia no bebê. As peças nas quais a criança será apoiada também devem ser limpas com álcool gel, bem como o equipamento fotográfico. 
5- Segurança é fundamental
Para prezar pela segurança da criança, o profissional não deve colocá-la em superfícies que ofereçam riscos, como cestas com farpas, acessórios de vidro, louça e cerâmica. Como o pescoço do bebê é frágil e a cabeça ainda é pesada em relação ao corpo, algumas imagens clássicas de ensaios "newborn" --como a que o recém-nascido aparece com as mãos no queixo-- são fusões de fotos no Photoshop (programa de edição). Fotos de bebês pendurados também devem ser montagens, em que a criança é fotografada em um pufe e a edição remove o acessório. 
6- Duração do ensaio
A sessão de fotos com recém-nascidos varia de uma a quatro horas. Tudo depende do ritmo do bebê. Os mais "novinhos", com idade entre quatro e dez dias de vida, dormem por mais tempo e profundamente. Já os bebês mais velhos tendem a dormir um pouco menos e ter o sono mais leve, aumentando a duração da sessão. O ensaio é "conduzido" pela criança, ou seja, tem a quantidade de pausas necessárias para que ela possa mamar e ter as fraldas trocadas. 
7- Só o bebê ou com a família?
Cada profissional trabalha de uma maneira diferente, mas muitos acham legal que o casal, o irmão mais velho e até o mascote da família também participem de uma parte do ensaio "newborn". Antes de fechar com um profissional, converse sobre o tema. 
8- Desconfie de preços baixos
Um profissional experiente já investiu muito em cursos de capacitação, equipamentos e acessórios para a realização das fotos, portanto, irá montar um orçamento que contemple esses custos. O valor de um ensaio "newborn" vai depender muito da região em que a família da criança estiver. Em São Paulo, a sessão de fotos custa a partir de R$ 1.500. Os pais devem ficar atentos a fotógrafos que nunca tenham feito um ensaio desse tipo, pois eles podem não conhecer os critérios de segurança. 








OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.