segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Mais de 130 prefeitos já perderam o cargo desde a última eleição no país



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 

Mais de 130 prefeitos foram afastados do cargo, desde a última eleição municipal. Dá uma média de quase uma cassação por semana. E quem mais sofre com o impasse político é a população.
Ipiaçu, no Triângulo Mineiro, é uma das mais de cem cidades governadas hoje por um prefeito que não saiu vitorioso das urnas. Os moradores reclamam do troca-troca no comando do município.
“Você vê que cidade fica parada. Até continuar, colocar outro prefeito. Aí a continuação fica parada”, se queixa o pedreiro Aldo Aparecido Mendes.
Quem mora em Euclides da Cunha Paulista conhece bem esse problema. Nos últimos quatro anos, a cidade trocou de prefeito cinco vezes.
“Como nós temos um sistema recursal bastante amplo, extenso, com vários remédios e várias liminares, acaba havendo uma série de contradições entre decisões judiciais dentro da própria Justiça Eleitoral, o que gera essa constante alternância de governantes municipais no poder”, explica o presidente da OAB de Presidente Prudente, Rodrigo Artero.
Um dos casos mais recentes é o da pequena Poloni, no interior de São Paulo. A Câmara dos Vereadores já recebeu a ordem para afastar o prefeito e dar posse ao vice. Mas a medida só deve ser tomada na semana que vem.
“Eu não posso fazer sessão extraordinária sem comunicar todos os vereadores. Segunda-feira (29) eu vou oficializar a todos, mandar um ofício para todo mundo, para dar posse na quarta-feira (2)”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Poloni, Domingos Vitor Tostes Filho, do PSDB.
Desde as eleições de 2012, 136 prefeitos foram retirados do cargo pela Justiça Eleitoral, de acordo com um levantamento do G1, o portal de notícias da Globo.
Na maioria dos casos, houve compra de votos ou abuso de poder econômico durante a campanha. Outros 93 prefeitos tiveram o mandato cassado, mas permanecem no poder graças a recursos e liminares.
Na lista de estados com o maior número de cassações estão São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Já no Piauí o que chamou atenção nesse levantamento foi a quantidade de prefeitos cassados que continuam no cargo por decisão da Justiça Eleitoral. Dos 24 cassados, somente 4 estão afastados.
Em Castelo do Piauí, o prefeito chegou a ficar uma semana fora do cargo, e uma nova eleição foi marcada. Mas ele conseguiu suspender a decisão e se mantém até hoje à frente da prefeitura.
Para alguns moradores essa incerteza política não faz bem para a administração do município.
“Na minha opinião atrapalha porque tem muitas coisas que dependem assim do prefeito cassado. E tem muita coisa que não pode passar à frente enquanto não for resolvido. Aí vai empurrando para frente, como se diz: empurrando com a barriga”, concluiu a professora aposentada Maria Albene Araújo de Abreu.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.