quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Contrabando no rio Paraná está com os dias contados



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: GUIA MEDIANEIRA Imagem: Marcelos Seffrin


Até a metade deste ano o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) terá uma base fixa às margens do rio Paraná com o objetivo de fiscalizar um dos trechos mais críticos, utilizado por contrabandistas e traficantes. A base será construída onde existe um antigo estaleiro localizado nas proximidades da Ponte da Amizade, entre a Vila Portes e o antigo Porto Eva. O Jornal do Iguassu conseguiu fotografar ontem o exato local onde a base será construída. Constatamos que é o ponto mais crítico, por onde costuma passar o maior volume de produtos contrabandeados do Paraguai.
Em contato com o delegado-chefe da Polícia Federal, Fabiano Bordignon, ele confirmou a existência do projeto em parceria com outros órgãos. Na verdade, a segurança no rio Paraná está dentro do projeto Beira-Foz, que prevê a construção de uma grande torre de vigilância e instalações adequadas para abrigar policiais e equipamentos do Nepom.
“Essa torre de vigilância deverá custar em torno de R$ 5 milhões. Enquanto esse projeto não se viabiliza do ponto de vista financeiro, iremos utilizar um antigo estaleiro existente na margem do rio Paraná. Vamos fazer uma pequena reforma no barracão para abrigar os policiais, depositar veículos, armas e equipamentos. Haverá também uma rampa de onde iremos lançar as nossas lanchas”, explica Bordignon.
Assim que a base estiver pronta, os agentes da Polícia Federal, juntamente com a Força Nacional, estarão patrulhando o rio 24 horas por dia. A PRF também faz parte do projeto, com apoio dos demais órgãos de segurança.
Com a base do Nepom atuando dia e noite, a criminalidade será praticamente varrida das barrancas do rio. “A cidade precisa se voltar para o rio, porque é uma região linda, mas a polícia precisa ocupar primeiro, para garantir a segurança. Depois de resolvida a questão da segurança e de zoneamento, virão os empreendimentos, os turistas... É claro que precisa haver uma combinação com as autoridades paraguaias para que haja algo semelhante na margem daquele país”.
Bordignon disse ter ficado impressionado com a atuação do Codefoz, como agente impulsionador de atividades nos mais diversos segmentos. Ele acredita que o Paraguai deveria criar algo semelhante em Ciudad del Este e Porto Franco para ocupar a orla de forma planejada, voltando-se para o turismo e o comércio. O delegado recordou que já criaram o Codeleste, podendo ser o ponta-pé inicial para as coisas se ajeitarem também, na margem paraguaia.
Fabiano Bordignon tem consciência de que tanto na margem brasileira como na paraguaia, o processo será longo, mas é preciso dar o primeiro passo. “Será uma solução urbanística, de segurança e também de cidadania, porque se o sacoleiro ou o muambeiro tiverem uma oportunidade, eles irão preferir trabalhar no turismo ou no comércio, do que se arriscar em uma atividade ilícita. Ele vai ganhar menos, mas aí a decisão passa a ser uma questão de índole, de educação”.
Lancha blindada e armas poderosas darão suporte à base
Policiais altamente capacitados e equipamentos de última geração estarão dando suporte à base do Nepom, que deverá estar concluída até a metade deste ano.
O assessor de imprensa da Polícia Federal de Foz, José Gnaspini Júnior, foi procurado por nossa reportagem e informou que a futura base estará muito bem equipada. “Além de policiais bem treinados, haverá embarcações blindadas, armamento moderno e sofisticado e equipamentos de última geração para vigilância permanente”, disse Gnaspini.
Entre os equipamentos estarão binóculos e câmeras potentes com capacidade de captar imagens noturnas em boa resolução. Do ponto de observação da base será possível avistar com perfeição as atividades criminosas ao longo do rio. Os policiais terão uniformes camuflados para dificultar a visão de contrabandistas e traficantes.
Para iniciar a construção da base operacional, a PF está ultimando os detalhes com o Governo Federal, Itaipu e órgãos ligados ao meio ambiente, já que o local é área de proteção ambiental.
O QUE É O NEPOM?
O Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) é um núcleo da Polícia Federal criado para dar resposta à alta taxa de criminalidade nos portos brasileiros, bem como a necessidade de patrulhamento ostensivo para evitar a ocorrência de ilícitos penais nos rios da Amazônia e das fronteiras brasileiras (sobretudo o Lago de Itaipu e na fronteira Brasil-Paraguai).
O policiamento marítimo conta com equipamentos de última geração, adquiridos recentemente pelo governo brasileiro, com o objetivo de atender o país às normas do ISPS Code (International Ship and Port Facility Security Code).
Os policiais do Nepom recebem formação especial na Marinha do Brasil, estando habilitados na categoria de Tripulante de Embarcação de Estado.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.