quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Casos confirmados de zika crescem 75% no Paraná



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: FOLHA WEB Imagem: Divulgação

O novo boletim epidemiológico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), mostrou avanço de 75% no número de casos confirmados de zika no Estado. Em uma semana, saltou de 48 para 84 o total de pessoas infectadas pela doença. Os casos autóctones mais que triplicaram no período, passando de nove para 32 registros. Os importados passaram de 15 para 38. A Sesa ainda mantém 14 casos sob investigação para determinar a origem.
Oito gestantes paranaenses que contraíram o zika vírus estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pelos serviços municipais de onde elas moram. A Sesa não passou mais informações sobre as pacientes. Cinco moram em Colorado (Norte Central), uma em Foz do Iguaçu (Oeste), uma em Rancho Alegre (Norte Pioneiro) e uma em Santa Helena (Oeste).
No caso de gestantes, a preocupação é a relação já comprovada entre o vírus zika e o aumento, no Brasil, de nascimento de bebês com microcefalia. Além das gestantes, um bebê recém-nascido de uma paciente que teve zika em Colorado também está sendo acompanhado pelas equipes de saúde. A criança não tem microcefalia, mas a Saúde vai manter a assistência para o caso de surgirem outras complicações.
Em Santa Helena, o exame de sangue da gestante foi confirmado para presença do vírus zika na segunda-feira. A paciente tem 21 anos e está grávida de 25 semanas. Ela mora na área central da cidade. Segundo a enfermeira Marciane Specht, da Secretaria Municipal de Saúde, a coleta do material para exame foi feita no dia 2 de fevereiro.
Ela explicou que a gestante é paciente da rede privada de saúde, que a encaminhou para o serviço público por conta do aparecimento de manchas vermelhas na pele – um dos sintomas da doença. Imediatamente foram pedidos exames para zika, dengue e chikungunya. O resultado foi positivo para zika. Agora, a prefeitura está fazendo o levantamento epidemiológico do caso para identificar se é autóctone ou importado.
Segundo a enfermeira, a grávida está sendo acompanhada tanto pelo médico da rede privada quanto pela Secretaria de Saúde. Os primeiros exames já realizados não apontaram alterações na formação do bebê. A gestante também será acompanhada pelo Hospital Universitário (HU) de Cascavel, referência na região para a doença. Marciane Specht diz que Santa Helena notificou até ontem 359 casos de dengue (desde agosto de 2015), sendo que 87 foram confirmados. Desses, 73 são autóctones e 14 importados.
DENGUE
Os casos de dengue no Paraná tiveram aumento de 33% comparado ao último informe técnico. De 5.541, agora são 7.360 casos de dengue confirmados no Estado neste período epidemiológico. O número de mortos subiu de seis para 11, todos registrados neste ano. Até o último boletim, eram quatro mortes em Paranaguá, uma em Curitiba e outra em Foz do Iguaçu. Na última semana, a Sesa confirmou mais cinco mortes na cidade litorânea. A Sesa investiga ainda outros 11 óbitos no Estado, nove em Paranaguá, um em Sarandi e um em Cascavel.
Jataizinho foi o 16º município a entrar na lista de situação de epidemia, na qual já estavam Rancho Alegre, Munhoz de Mello, Paranaguá, Assaí, Santo Antônio do Paraíso, Mamborê, Cambará, Tapira, Itambaracá, Santa Isabel do Ivaí, Serranópolis do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Nova Aliança do Ivaí, Foz do Iguaçu e Guaraci. Para o cálculo, é levado em consideração o número de casos de dengue registrados no município. Mais de 300 casos para cada cem mil habitantes já é considerada situação de epidemia. A febre chikungunya também teve aumento de 11 para 14 casos.
A equipe estadual para o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya, instituída na última semana por meio do decreto assinado pelo governador Beto Richa, se reuniu pela primeira vez ontem. O grupo que forma a Sala de Controle participou da reunião na Secretaria Estadual da Saúde, órgão responsável por coordenar as atividades.
A intenção é envolver todos os setores do governo no combate ao Aedes aegypti. "Com o aumento progressivo de casos, estamos intensificando cada vez mais o trabalho de monitoramento e gerenciamento das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti realizadas em todo o Paraná", explicou a coordenadora da Sala Estadual, Cleide de Oliveira.




OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.