sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Profª Elvira Lozovei recebe o Título de Cidadã Honorária de Prudentópolis



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: CÂMARA DE VEREADORES Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)


Sessão Solene realizada no Plenário da Câmara Municipal de Prudentópolis, na segunda-feira, 26, homenageou a Professora Elvira Lozovei, com a outorga do Título de Cidadã Honorária de Prudentópolis. A homenagem foi iniciativa do Vereador Luciano Marcos Antonio. Prestigiaram o ato solene, o Prefeito Municipal Adelmo Luiz Klosowski; o Arcebispo Metropolita Dom Volodêmer Kolbetch, da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, de Curitiba; o Bispo da Eparquia Imaculada Conceição, Dom Meron Mazur, de Prudentópolis; o Bispo Dom Paul Chomnyski, da Eparquia de Stanford, Califórnia, EUA; Gabriel Meskiv, sobrinho do fundador do Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, que veio especialmente para a programação dos 75 anos de fundação do Instituto, da cidade de Toronto, Canadá; a Professora Philomena Procek, Presidente do Instituto Sagrado Coração de Jesus, além de religiosos, autoridades, lideranças e os vereadores do Legislativo Municipal. Também prestigiaram a sessão, catequistas vindas de países como Argentina, Paraguai e da cidade de Stanford, EUA;  e o Padre Roman Maliarchuk, Reitor do Seminário Eparquial de Stanford, EUA. 
O Presidente em Exercício do Legislativo Municipal, Vereador José Adilson dos Santos saudou aos presentes e à homenageada, destacando que esta proposição é um reconhecimento do grande trabalho desenvolvido pela professora Elvira ao longo de sua vida profissional, a qual alcançou pleno êxito, com respeito e admiração da comunidade. Ao usar da palavra, o Vereador Luciano Marcos Antonio, autor da matéria, disse que sua intenção foi de reconhecer as ações implementadas pela cidadã Elvira Lozovei, que adotou Prudentópolis como sua cidade de coração, desenvolvendo um trabalho digno de elogios, principalmente nos segmentos públicos e associativos onde atuou, como Secretária Municipal da Educação durante a gestão 1993 a 1996 e também por dois mandatos frente à Presidência da Escola da APAE. “Professora Elvira, a senhora merece nosso profundo respeito e admiração por tudo o que contribuiu com nossa comunidade e, esse título, é uma forma de os prudentopolitanos destacarem seu empenho e dedicação nesse tempo de atividades”, comentou Luciano.
Além de professora em escolas estaduais de Prudentópolis, Elvira foi Secretária Municipal de Educação durante a gestão 1993/1996; Supervisora de Ensino das Escolas Estaduais; Diretora do Colégio Estadual Barão de Capanema; Presidente da APAE, dentre outras atividades de cunhos comunitário, cultural e educacional. Ao receber o título, a Professora Elvira Lozovei ao usar da palavra agradeceu a honraria, destacando que veio de Itaiópolis, Santa Catarina, aos 11 anos, para permanecer como aluna interna da Associação Educativa Santa Olga e, desde então, Prudentópolis passou a ser o seu lar de coração, já que a sua família e sua origem permanecem em Itaiópolis. “Possuo duas ‘pólis’ em minha vida, uma de nascimento, Itaiópolis, onde passei minha infância e onde vive minha família; outra Prudentópolis, que me recebeu, me propiciou formação de vida social e profissional, e minha realização pessoal, a qual me deixa plenamente feliz”, comentou a professora Elvira. 
Ao discorrer sobre sua longa trajetória profissional, fez menção aos vários anos que atuou como catequista, em comunidades interioranas, como São João do Rio Claro e Papanduva de Baixo, onde propiciou a educação cristã a centenas de jovens, destacando inclusive as dificuldades para se chegar às localidades à época, com deslocamento de bicicleta, charrete e a pé. O currículo da homenageada retrata o seguinte teor:
Elvira Lozovei - filha de André Lozovei e Maria Krassota Lozovei, nasceu no dia 10 de agosto de 1948, em Itaió, município de Itaiópolis, Santa Catarina.
Fez os três primeiros anos dos estudos iniciais na sua localidade natal, na Escola Antônio Blaskòsvski, e no de 1960 veio a Prudentópolis, Paraná, ingressando no Instituto Santa Olga. Nesta cidade concluiu o curso primário, no Grupo Escolar Barão de Capanema, no mesmo ano.
Nos anos de 1962 a 1966 estudou no Ginásio Estadual de Prudentópolis (hoje Colégio Alberto de Carvalho) e entre 1967 e 1969 cursou a Escola Normal Colegial Cel. José Durski (hoje corresponde ao Magistério).
No ano de 1974 formou-se no curso de Letras Anglo-Português pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (a atual UNICENTRO) e mais tarde, pela mesma Faculdade conclui o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa.
Sua vida profissional teve início em 1970, como professora na Escola Federal de Economia Doméstica Rural, junto à Associação Educativa Santa Olga, em Prudentópolis, onde trabalhou por dois anos.
Foi exímia professora de Língua Portuguesa nos seguintes estabelecimentos de ensino de Prudentópolis:
• De 1972 a 1976-no Ginásio Estadual Alberto de Carvalho;
• Nos anos de 1972 a 1993 - no Colégio São José, contribuindo grandemente na formação,de muitos sacerdotes da Igreja Ucraíno-Católica;
• De 1972 a 1992 - No Colégio Estadual Barão de Capanema.
Destacamos que no início do ano de 1997, Elvira, já como Professora aposentada, tendo prestado novo concurso público na Educação do Estado do Paraná, foi nomeada professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Costa Viana, em São José dos Pinhais. No mesmo ano, em abril, regressa a Prudentópolis e assume a direção da Escola Estadual São Lucas, dando uma grande contribuição na organização do recém-criado estabelecimento de ensino.
Em 1998 retorna ao Colégio Estadual Barão de Capanema como professora de Língua Portuguesa para as classes do Ensino Médio.
Além de exercer dignamente o magistério dentro das salas de aula, por muitos anos, Professora Elvira ocupou importantes cargos e exerceu várias funções na área educacional do Município:
• Nos anos de 1980 e 1981 foi Supervisora de Ensino nas Escolas Estaduais da zona urbana e rural;
• No final do ano de 1987 foi eleita Diretora do Colégio Estadual Barão de Capanema, cargo que exerceu com brilhantismo durante os anos de 1988 e 1989;
• Entre os anos de 1992 e 1996 fói Secretária Municipal da Educação e Cultura, na administração do então Prefeito sr. Markiano Antonio;
• Foi Presidente da entidade APAE, estabelecimento que atende alunos com necessidades especiais, durante dois mandatos, entre: 1999 a 2001e 2011 a 2013;
No Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus do qual se tornou membro no ano de 1963, foi Secretária Geral durante 16 anos, período em que também ocupou o cargo de Conselheira Geral.
Do ano de 1999 a 2008 exerceu o cargo de Diretora Geral do Instituto e Presidente da Associação Educativa Santa Olga.
Atualmente ocupa o cargo de Vice-Diretora Geral, como também coordena os trabalhos da criação do memorial em homenagem ao Fundador do Instituto das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, Pe. Cristóforo Gabriel Myskiw, de saudosa memória.
Paralelamente ao exercício de sua profissão e de evangelização, Elvira Lozovei sempre de dedicou à divulgação e promoção da cultura ucraniana. Por vários anos foi participante ativa do Coral São Josafat, e apresentadora do programa radiofônico dominical LUNÁ, pelas ondas da Rádio Copas Verdes de Prudentópolis.
Além da grande contribuição para o município de Prudentópolis, na educação das crianças e jovens, na evangelização, na preservação e divulgação da cultura ucraniana, Elvira também tem se dedicado ao trabalho de revisão e correção do Boletim da Metropolia de São João Batista e de trabalhos - teses de Mestrado e Doutorado de estudantes em estudos de especialização.
Confira as entrevistas:
Elvira Lozovei
Ouça aqui a entrevista.

Luviano Antonio
Ouça aqui a entrevista.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.