quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Justiça anula decisão que condenou ex-prefeito de Guarapuava



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rádio Najuá Imagem: Divulgação


O Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região anulou a sentença que condenava Vitor Hugo Ribeiro Burko, ex-prefeito de Guarapuava, por desvio de dinheiro público na construção de casas populares. Segundo a decisão, a defesa de Burko foi prejudicada porque o processo não detalhou os eventos que prejudicaram o andamento das obras.
A sentença de 2012 partiu de uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF), formalizada em 2009. A denúncia apontava que Burko e outros três funcionários da prefeitura, na época, haviam desviado dinheiro destinado a um programa de construção de casas populares. O recurso para a construção dos imóveis era federal. Burko foi, então, condenado a devolver R$ 200 mil ao erário. O processo se refere ao período em que ele foi prefeito de Guarapuava, entre os mandatos de 1997 e 2004.
A denúncia do MPF apontou que as casas não foram finalizadas e que o prejuízo ao erário foi de R$ 380 mil. Já na decisão do TRF, a juíza federal Salise Monteiro Sanchotene considerou que dois fatores não ficaram detalhados no processo. Um deles foi a invasão das casas, antes do término, e o outro foram dois vendavais que danificaram os imóveis e interferiram no andamento da obra.
O TRF determinou que o processo retorne à Justiça Federal em Guarapuava para que os acusados apresentem mais informações sobre a perícia contábil na conta bancária de Burko e na do município.
Procurado pelo G1, Burko afirmou que o processo ocorreu por perseguição de adversários políticos. Ele também criticou a atuação do MPF. Segundo Burko, não houve desvio de recursos. “Me encheram de processo por vingança política e agora foi feita justiça”, apontou. Hoje, ele não exerce cargo político, mas diz que o afastamento da vida pública não é em decorrência do processo.
 
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.