quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Falta de rede ameaça fornecimento de água em Prudentópolis e mais 41 cidades do Paraná



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Katia Brembatti (Gazeta do Povo) Imagem: Gazeta do Povo

Foto: Prudentópolis está com a marcação em vermelho
Sobrou chuva no Paraná neste ano, mas mesmo assim 10% das cidades correm risco de ter dificuldades no abastecimento. Grandes municípios, como Londrina, Ponta Grossa e Guarapuava, já têm registrado episódios esporádicos de falta de água. O calorão dos últimos dias acabou expondo o problema. Em algumas localidades, o consumo aumentou 30%, revelando que a rede não tinha condições de atender a demanda.
O diretor de operações da Sanepar, Paulo Alberto Dedavid, conta que a infraestrutura de abastecimento – seja na captação, no tratamento ou na distribuição – não é suficiente em 42 cidades, onde moram 2 milhões de pessoas. Num cenário que projeta os investimentos necessários para os próximos anos, o número de municípios sujeitos a problemas no abastecimento sobe para 80.
A Sanepar alega que três fatores teriam influenciado na falta de estrutura adequada. Dedavid afirma que obras da área de saneamento costumam demorar cinco anos – entre o planejamento e o começo da operação – para serem executadas e que a falta de investimentos, no passado, prejudicou a rede. O crescimento desordenado das cidades também pressiona o sistema de distribuição, que faz a água chegar ao consumidor.
Especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Água (ANA), Elizabeth Juliatto comenta que o Atlas de Abastecimento Urbano identificou 150 cidades paranaenses que precisam encontrar novos mananciais de água em breve. A situação não é desesperadora na maioria dos municípios, mas o objetivo do levantamento é justamente apontar os locais que exigem ações agora para que não falte água no futuro. Contudo, não há um órgão governamental que regule o setor de saneamento, estabelecendo quais investimentos devem ser feitos para atingir parâmetros mínimos e, assim, garantir a rede de abastecimento de água ou a coleta e tratamento de esgoto.
Em municípios menores, o abastecimento pode ser reforçado com a perfuração de poços e com a entrega via caminhão-pipa. Para diminuir os riscos de falta de água, a Sanepar recomenda que a população pratique o consumo consciente.
Confira aqui as cidades.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.