quinta-feira, 31 de julho de 2014

Pequeno Newton não aguenta a espera e morre enquanto aguardava por medula óssea



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Luiz Henrique de Oliveira (Rádio Banda B) Imagem: Divulgação


A luta contra a leucemia de Newton Osvaldo de Matos, de três anos, morador em Pinhais, na região metropolitana, terminou nesta quinta-feira (31), e infelizmente ele perdeu a batalha. Depois de dois meses internado no Hospital Angelia Caron, em Campina Grande do Sul, o menino não resistiu e morreu, enquanto aguardava por uma medula óssea que fosse compatível.
O velório do menino está marcado para começar às 16 horas desta quinta na Capela Bom Jesus, que fica localizada na Rua Guilherme Weiss, em Pinhais. Já o sepultamento deve acontecer a partir das 16 horas de sexta-feira, na Capela Mortuária Municipal de Pinhais.
Na semana passada, o pai do menino, Donizete Matos, procurou a Banda B para falar o caso do filho e fazer uma campanha pela doação de medula óssea, uma atitude que pode salvar vidas. “É uma luta diária, são vários os exames e as sessões de quimioterapia”, disse na entrevista do dia 25, mostrando, na ocasião, otimismo com a recuperação do filho, que apresentava melhoras.
Apesar da perda do garoto, que será sepultado nas próximas horas, a família pede que o cadastramento para doação de médula continue, para que outras vidas sejam salvas.
Medula óssea
Segundo a enfermeira-chefe do Banco de Sangue do Hospital de Clínicas (Biobanco), Layara Rau, a medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. “Para quem possuí câncer, ela produz essas células com defeito, por isso a necessidade do implante da nova medula. Então quando há a doação, ela vai ensinar o sistema do paciente a produzir novas célula”, explicou.
A efetividade do transplante é bem alto, mas é importante a maior compatibilidade possível antes do procedimento. “Estamos conseguindo aumentar o número de doações, mas como nosso país é muito diversificado, precisamos de um número bem alto. A amostra é pequena e o doador se recupera totalmente em poucos dias, mas em muitos casos a pessoa entra no cadastro e nem é chamada, já que a compatibilidade é de 1 para 125 mil”, disse.
Para se cadastrar no Banco Nacional de Medula Óssea, o paciente precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde, ou seja, não ter doença infecciosa ou incapacitante (HIV, Hepatite, Câncer, entre outras). O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.
Durante o cadastro, é necessária a retirada de 5 a 10 ml de sangue. Este sangue passará por testes de laboratório que identificam as características genéticas que poderão influenciar no transplante.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.