sábado, 26 de julho de 2014

Na luta contra leucemia, família de Newton inicia campanha pela doação de medula óssea



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Felipe Ribeiro (Rádio Banda B) Imagem: Rádio Banda B

Na luta contra a leucemia de Newton Osvaldo de Matos, de três anos, uma família de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, iniciou uma campanha de incentivo a doação de medula óssea. De acordo com o pai do menino, Donizete Matos, o que seria um dia de cadastro ao banco de medula, se tornou uma campanha e eles esperam que o dia 8 de agosto seja um dia de mobilização nacional em torno de uma atitude que pode salvar várias vidas.

Em entrevista ao jornalista Adilson Arantes nesta sexta-feira (25), Matos contou que o filho está internado há dois meses no Hospital Angelina Caron e passou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na última segunda-feira. “É uma luta diária, são vários os exames e as sessões de quimioterapia, mas ele já está melhor e até pedindo às coisas que ele mais gosta de comer e tomar. Ele deve voltar para o quarto normal na próxima segunda-feira”, comentou.
Matos lembra que o procedimento é seguro e muitas vezes o cadastro não significa que o transplante irá ocorrer. “As pessoas tem medo, mas é indolor. Não se pode ter medo de salvar vidas”, pediu.
 Medula óssea
Segundo a enfermeira-chefe do Banco de Sangue do Hospital de Clínicas (Biobanco), Layara Rau, a medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. “Para quem possuí câncer, ela produz essas células com defeito, por isso a necessidade do implante da nova medula. Então quando há a doação, ela vai ensinar o sistema do paciente a produzir novas célula”, explicou.
A efetividade do transplante é bem alto, mas é importante a maior compatibilidade possível antes do procedimento. “Estamos conseguindo aumentar o número de doações, mas como nosso país é muito diversificado, precisamos de um número bem alto. A amostra é pequena e o doador se recupera totalmente em poucos dias, mas em muitos casos a pessoa entra no cadastro e nem é chamada, já que a compatibilidade é de 1 para 125 mil”, disse.
Para se cadastrar no Banco Nacional de Medula Óssea, o paciente precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde, ou seja, não ter doença infecciosa ou incapacitante (HIV, Hepatite, Câncer, entre outras). O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.
Durante o cadastro, é necessária a retirada de 5 a 10 ml de sangue. Este sangue passará por testes de laboratório que identificam as características genéticas que poderão influenciar no transplante.
Caso de recuperação
Um caso recente que ganhou bastante repercussão e também iniciou uma grande campanha de doação foi a do maringaense João Daniel de Barros, o Bombeirinho, que fez o transplante no HC de Curitiba. Dois anos após o transplante, o menino segue na campanha pela doação, já que foi um caso de sucesso. O doador veio dos Estados Unidos e fez todo o processo anonimamente.
Doações
Doação de sangue em nome do pequeno Newton podem ser feitos no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Contato do pai Donizete: (41) 9982-6912.
Quem quiser entrar para o cadastro de doação de medula, basta se encaminhar até um dos bancos de sangue de Curitiba:
Hemepar - Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV.
Hemobanco – Rua Capitão Souza Franco, 290 – Bigorrilho.
Biobanco – Avenida Agostinho Leão Junior, 108 – Alto da Glória.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.