quarta-feira, 30 de julho de 2014

Hospital Regional de Guarapuava terá 150 leitos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Morgani Guzzo (Gazeta do Povo) Imagem: Divulgação


Pré-requisito para a criação do curso de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o Hospital Regional de Guarapuava está sendo projetado, ao custo de R$ 1,17 milhão, pela MEP Arquitetura e Planejamento Ltda, conhecida pela sigla EPP.
O local escolhido para a construção fica ao lado da sede da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e terá acessos pela BR-277, pela PR-466 e pelo Parque das Araucárias. O terreno, que pertencia a um empresário de Guarapuava, já foi doado ao estado, de acordo com o superintendente de unidades hospitalares próprias da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), Charles London.
Segundo o arquiteto Carlos Marchesi, autor e coordenador dos projetos do hospital na EPP, a empresa tem 210 dias para concluir esta primeira etapa. As perspectivas prévias do projeto mostram que a construção terá 16.140 metros quadrados de área construída.
London diz que concorrência pública para a execução das obras do Hospital Regional deve ocorrer ainda em 2014, como prevê o orçamento. “Devemos realizar a licitação para as obras ainda neste ano e, se der tempo, já começamos a construção. Senão, começará no início de 2015. A nossa perspectiva continua sendo que em 2016 o Hospital Regional esteja finalizado”. O valor do investimento foi orçado em ­R$ 48 milhões.
O hospital vai atender toda 5.ª Regional do Estado, que abrange 20 municípios e cerca de 410 mil habitantes. “A nossa macrorregião é a mais carente em serviços públicos voltados para a assistência à saúde. Com base na insuficiente estrutura hospitalar existente e no baixo nível de desenvolvimento humano, afirmamos a necessidade premente de melhorar a estrutura assistencial em toda esta região”, diz a diretora da 5.ª Regional de Saúde, Eliane Dranca.
A edificação deverá abrigar 150 leitos, dos quais 20 de UTI adulto e 10 de UTI pediátrica, ambulatório, prontoatendimento, diagnóstico completo (raio-x, tomografia, ressonância magnética, endoscopia, ECG e EEG), 5 salas de cirurgia, 11 leitos de recuperação pós-anestésica, 6 leitos de urgência e emergência, 22 leitos de observação adulto, 10 leitos de observação pediátrica, além de lavanderia, cozinha, farmácia, almoxarifado, auditório e um heliponto para transporte de urgência.
A proposta é que o Hospital Regional seja vinculado à Unicentro, funcionando como hospital-escola para o curso de Medicina da instituição, que deverá ser implantado a partir de 2016 – outra demanda antiga da região central do estado.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.