quinta-feira, 26 de junho de 2014

Recém-nascidos terão de passar por mais exames ainda na maternidade



By: INTERVALO DA NOTICIAS

Pela nova lei, o teste da lingüinha passa a ser obrigatório nas maternidades de todo o país. A avaliação feita logo após o nascimento é simples e indolor e identifica se o bebê tem a língua presa, o que pode trazer dificuldades de fala, na sucção e na mastigação. O problema na sucção pode provocar o desmame precoce e a perda de peso e comprometer o desenvolvimento do bebê em seus primeiros anos de vida. Já o distúrbio da pronúncia pode interferir nas atividades escolares, sociais e familiares da criança. Com o diagnóstico precoce, é possível fazer ainda na maternidade uma cirurgia rápida e com anestesia local. Em casos de menor gravidade, a operação pode ser substituída por acompanhamento feito por pediatra, fonoaudiólogo, odontólogo e nutricionista. Durante o debate no Senado, Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, que é médico, elogiou a iniciativa e disse que procedimentos simples, como o teste do pezinho, podem evitar problemas maiores no futuro
Você tem um protocolo, você tem uma avaliação, se for uma coisa maior, mais intensa, que tiver uma ligação maior, você pode pedir uma avaliação, então eu acho que é muito bom.
O chamado teste da linguinha foi criado pela fonoaudióloga Roberta Lopes Castro Martinelli. Pela Lei, os serviços de saúde têm um prazo de seis meses para adotar o procedimento. 



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.