sexta-feira, 8 de novembro de 2013

SAÚDE - Veja os mitos e verdades sobre o câncer de próstata



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: R7 Imagem: R7

No mês dedicado a chamar atenção dos homens a prevenção do câncer de próstata, o R7 listou alguns mitos e verdades sobre a doença. O urologista Alex Meller, do Hospital Santa Paula, tira dúvidas sobre o exame de toque, sintomas da doença e tratamento.
Câncer de próstata afeta apenas homens mais velhos? Mito
Inclusive, os jovens são os pacientes que mais se beneficiam do tratamento
Câncer de próstata é hereditário? Verdade
Pacientes com antecedente familiar apresentam 2,5 vezes mais chances de apresentar o tumor. A chance aumenta conforme aumenta o número de casos na família.
O câncer de próstata faz parte do envelhecimento do homem? Mito
Alguns autores acreditam que sim, porque em autópsias de pacientes com 40 anos encontram-se mais de 20% de tumor. Já na faixa etária dos 70 anos, há 60% de tumores.
O toque retal dói? Mito
Normalmente não, o desconforto se origina da dilatação do esfíncter anal ou músculo do assoalho pélvico. Quanto mais tenso o paciente estiver antes do exame, mais incômodo ele terá.
O tratamento contra o câncer de próstata deixará a pessoa impotente? Mito
Os tratamentos, tanto cirúrgico como radioterápico, levam a algum grau de impotência, mas esse risco pode ser minimizado pela técnica cirúrgica e os cuidados pós-operatórios. Tudo depende do tratamento escolhido e da idade do paciente.
Câncer de próstata tem cura? VerdadeIsso vai depender do estágio da detecção e do tratamento realizado.
Se não tenho sintomas urinários, não tenho câncer? Mito
Pelo contrário, o tumor prostático raramente dá sintomas, por isso é importante realizar o check-up preventivo. O câncer sintomático geralmente está em estágio avançado.
Uma dieta inadequada pode ser responsável pelo desenvolvimento do câncer na próstata? Verdade
Se a dieta for baseada em gorduras saturadas, as chances de surgir a doença aumentam.
O exame de próstata é 100% correto? Mito
Não, infelizmente vivemos um momento de incerteza em relação ao exame PSA (exame de sangue realizado para diagnóstico) e a rotina de check up, mas os estudos mostram que estamos no caminho certo. Apenas exageramos um pouco na dose de cuidado nos últimos 20 anos.
Câncer de próstata é comum, porém poucos brasileiros morrem por causa dele? Mito
Em 2010, tivemos cerca de 12 mil mortes no País. Não é um número desprezível. Nos Estados Unidos, representa 10% de todas as mortes por câncer



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.